Prefeito se reúne com secretário da Segurança e pede mais efetivo militar e viaturas à região
O prefeito de Farol, Oclecio Meneses (PODE), participou de audiência nesta semana com o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, reforçando o pedido de mais efetivo militar e viaturas para o município e a Comcam.
“Expliquei nossa deficiência com efetivo, mas principalmente a necessidade de viatura para dar mais condições para os policiais agirem quando preciso, bem como fazerem suas rondas periódicas. A conversa foi boa e estou confiante que nosso pedido será atendido”, falou o gestor.
Ele participou recentemente de uma reunião com demais gestores da Comcam e o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão, tenente coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, onde discutiram a falta de segurança pública na Comcam. Os prefeitos querem uma audiência diretamente com o Governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), para discutir o assunto.
Meneses lembrou que pelos dados apresentados pelo comando do 11º BPM aos prefeitos, a principal dificuldade no combate ao crime nos municípios tem sido principalmente a falta de efetivo, que hoje está reduzida pela metade, e de viaturas.
“Foi nos informado que o batalhão necessitaria de no mínimo de 350 policiais militares. No entanto, o efetivo não chega nem a 200. Já em relação às viaturas, o correto seria cada município ter no mínimo uma. Mas não é o que acontece”, lamentou o prefeito. De acordo com o comando do batalhão, em 14 municípios as viaturas são compartilhadas
“Durante a reunião ficou bastante claro a nós que hoje a maior fraqueza da nossa Polícia Militar é falta de efetivo e de viaturas. Com isso, a criminalidade está aumentando, e a polícia não tem condições de repreensão”, frisou.
O prefeito disse ainda que cobrou do secretário sobre a contratação de 2 mil policiais para o próximo ano pelo Governo do Estado. Eles deverão se formar até dezembro deste ano. “Reforçamos que destes 2 mil, pelo menos 100 se formem na escola de soldados do batalhão de Campo Mourão e fiquem na região para suprir a nossa necessidade”, ressaltou.
Meneses acrescentou que atualmente Farol compartilha policiamento militar com Janiópolis. “A gente até brinca que os bandidos chegam de Land Rover para assaltar e nós estamos praticamente a pé para correr atrás deles. Temos que buscar uma solução para isso”, ressaltou, ao informar que o número de policiais militares é o mesmo e até menor que 20 anos atrás. “Neste período a criminalidade aumentou”, frisou.