Prefeitura de Araruna disponibiliza ônibus para transporte de eleitores
A prefeitura de Araruna está disponibilizando diariamente um ônibus para o transporte de eleitores da cidade ao município de Peabiru para o recadastramento biométrico. O veículo foi disponibilizado após um acordo entre a administração municipal e a Justiça Eleitoral. O coletivo está com a seguinte identificação: A Serviço da Justiça Eleitoral.
O ônibus está disponível a partir desta segunda-feira (20) até o dia 31 de agosto. O veículo sairá de frente a Casa da Cultura de Araruna, de segunda à sexta-feira às 13 horas, com retorno às 16 horas. A prefeitura está disponibilizando até 46 senhas de uso individual por dia. As senhas podem ser retiradas na própria prefeitura, os moradores devem levar comprovante de residência.
O transporte está aberto à população. Prefeito e vereadores não podem fazer o transporte dos eleitores porque caracteriza crime eleitoral, já fomos alertados pela Justiça Eleitoral sobre isso, comentou o prefeito de Araruna, Leandro César de Oliveira (Cidadania). Ele disse que o transporte aos eleitores foi liberado após reunião com a Justiça Eleitoral. Muita gente que não tem condições será beneficiada pelo transporte, ressaltou.
O prefeito disse que está sendo feito um trabalho de conscientização na sede do município e distritos para que os eleitores não deixem de fazer o recadastramento biométrico. Até porque quem não se cadastrar vai perder o título de eleitor, falou.
Eleitores de Araruna estão fazendo o recadastramento em Peabiru, que é comarca da cidade. Em torno de 10.711 eleitores em Araruna deverão fazer a biometria. O prazo prossegue até o próximo dia 30 de agosto. O chefe do Fórum Eleitoral de Peabiru, Maurício Sanches Leal, informou que é importante que o eleitor se programe para fazer o cadastro biométrico e se possível faça o agendamento online pelo site do TRE (www.tre-pr.jus.br) para não enfrentar filas. Pelo agendamento online o eleitor é atendido no momento em que chega ao Cartório Eleitoral, falou.
O Fórum Eleitoral de Peabiru preparou uma estrutura exclusiva para atender a demanda de eleitores para a biometria, aumentando o número de guichês de 3 para 12.
O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultativo (entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos que possuem título de eleitor). Quem não regularizar a situação terá o título eleitoral cancelado.
Para fazer o recadastramento, o eleitor deve estar munido com título eleitoral, comprovante de endereço, documento oficial de identidade com foto e, para o sexo masculino, de 18 a 45 anos, comprovante de Alistamento Militar.