Prefeitura de Barbosa Ferraz convoca a população para força-tarefa contra a dengue

Barbosa Ferraz vem apresentando um aumento de casos confirmados de dengue nos últimos meses. Desde setembro de 2024, quando apresentou cinco registros, até dezembro do mesmo ano, período em que foram constatadas 12 ocorrências, houve um salto considerável. Esse último número se manteve no boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (14), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Diante da preocupação, a Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz, por meio da Secretaria de Saúde e com apoio das secretarias de Obras e Meio Ambiente, está realizando uma força-tarefa em combate à dengue, a partir de um mutirão. Para isso, conta com a colaboração de toda a população.

Para que cada família na área urbana participe da ação, recolhendo materiais que podem gerar acúmulo de água em seu próprio quintal, a prefeitura está distribuindo sacos plásticos para acondicionamento dos materiais que serão descartados. “As pessoas nem precisam se deslocar para buscar as embalagens, nós da prefeitura estamos entregando diretamente nas residências”, informa o secretário de Saúde, Leandro de Mello Silva.

A limpeza nos imóveis deve ser feita até este domingo (19). Na segunda (20) e terça-feira (21), das 7h30 às 17 horas, funcionários da Secretaria de Obras passarão coletando os resíduos. Portanto, após juntar os itens, basta que a população deixe os sacos de lixo em frente a sua residência em um dos dias mencionados.

O secretário pede a colaboração de todos para combater a proliferação do mosquito na cidade. “O município já sofreu muito, inclusive com mortes, e a gente não quer passar por isso de novo. Por isso, pedimos a compreensão de toda a população para cada um fazer a sua parte”, solicita Silva.

Região

Na Comcam, o informe de registros da doença desta semana apontou que há 67 casos confirmados desde que o período epidemiológico foi retomado, em 28 de julho de 2024. Na área de abrangência da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, foram, ainda, realizadas 1.479 notificações e identificados 510 casos prováveis.

Dos 25 municípios da região, em 18 tem, pelo menos, um caso identificado. As confirmações por cidade são: Barbosa Ferraz (12), Fênix (9), Altamira do Paraná (8), Goioerê (7), Campo Mourão (6), Campina da Lagoa (4), Engenheiro Beltrão (3), Moreira Sales (4), Mamborê (2), Quarto Centenário (2), Quinta do Sol (2), Terra Boa (2), Araruna (1), Janiópolis (1), Juranda (1), Rancho Alegre D’Oeste (1), Roncador (1) e Ubiratã (1).