Prefeitura de Boa Esperança anuncia que não fará festa da Vaca Atolada este ano
A prefeitura de Boa Esperança anunciou que não fará novamente neste ano a festa da Vaca Atolada devido a pandemia da Covid-19. Embora os números estejam em queda significativa em toda a região, a administração municipal entende que o momento ainda é incerto para promoção deste tipo de evento, devido a aglomeração de pessoas e visitantes de fora que vão à cidade, o que poderia provocar novamente o aumento de casos.
Outros municípios da região também já anunciaram que não realizarão as festas do prato típico este ano, como o caso de Goioerê, por exemplo. A prefeitura de Boa Esperança informou o cancelamento na página oficial do Facebook do município.
“A festa da Vaca Atolada é um evento de grande porte, cuja maioria das aquisições e contratações de serviços não permitem cancelamentos ou adiamentos sem que haja prejuízos aos cofres públicos. Apesar da aparente tranquilidade atual em relação à pandemia, a Administração Pública não pode correr o risco de lançar o evento e, às suas vésperas, determinar o seu cancelamento”, informou o comunicado.
Segundo a prefeitura, trata-se de um risco que ‘não vale a pena correr’. Além disso, diz a nota, as normas e diretrizes estaduais, assim como as orientações do Ministério Público do Estado, ainda recomendam prudência aos prefeitos.
A decisão foi tomada pelo prefeito da cidade, Joel Buscariol após reunião com o Comitê Gestor do Coronavírus. A Vaca Atolada é um dos pratos típicos mais requisitados da Comcam. A iguaria é servida sempre no último domingo de julho. A última edição do evento foi realizada em 2019, antes do início da pandemia, em março de 2020.