Prefeitura de Boa Esperança autoriza reabertura do comércio

O prefeito de Boa Esperança, Wenderson Aparecido Pereira dos Santos (PSB), autorizou a abertura do comércio a partir desta sexta-feira (3). Todas as lojas, e prestadores de serviços, inclusive estabelecimentos de maior aglomeração, como restaurantes, bares, e lanchonetes estão autorizados a funcionar. Bancos, mercados, supermercados, lotéricas, entre outros considerados essenciais já vinham funcionando normalmente.

O comércio estava fechado praticamente há duas semanas para enfrentamento à pandemia de Coronavírus (Covid-19). De acordo com “Boletim Covid”, da prefeitura, a cidade não tem nenhum caso confirmado da doença, e a única suspeita foi descartada. No momento nenhum paciente está em isolamento ou monitoramento em Boa Esperança.

Apesar da autorização para abertura do comércio, a prefeitura determinou algumas regras. As empresas terão, por exemplo, que adotarem medidas de prevenção, como distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas no interior das lojas, alteração de jornadas e revezamento de turnos para reduzir o fluxo de pessoas.

O decreto exige ainda que os estabelecimentos tenham pias à disposição dos clientes para que possam lavar as mãos com água e sabão;  álcool em gel 70%, entre outras. Já os serviços de alimentação, como restaurantes, entre outros, deverão reduzir 50% de sua capacidade de atendimento e distância de 2 metros entre as mesas. Estes estabelecimentos podem funcionar somente até às 22 horas. 

Já salões de beleza, clínicas de estética, escritórios de advocacia e contabilidade poderão somente atender seus clientes de forma individual e por agendamento, ou seja, com hora marcada. Atividades religiosas deverão ser realizadas por meio de aconselhamento individual, recomendando-se a adoção de meios virtuais para casos de reuniões coletivas. Segundo a prefeitura, as medidas poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a pandemia. 

Na região, está funcionando também o comércio das cidades de Araruna, Corumbataí do Sul. Em Goioerê, Moreira Sales, Rancho Alegre do Oeste e Quarto Centenário as lojas voltam a atender a partir de segunda-feira.