Prefeitura de Engenheiro Beltrão irá desocupar casas em situação de risco
A prefeitura de Engenheiro Beltrão anunciou nesta quinta-feira (10), que terá de fazer a desocupação de dois imóveis localizados em uma área de risco na rua Bolivar, conjunto Zé Guedes. As casas foram construídas irregularmente conforme o município, e os moradores correm, inclusive, risco de vida.
O perigo aumenta em épocas chuvosas. As residências estão construídas sobre um morro. Para se ter ideia, uma vala de cerca de dois metros de profundidade, erosão causada pela enxurrada de chuvas, divide as residências. O problema é bastante antigo.
“Quando chove, a enxurrada desce com força o que faz com que a vala vá aumentando em direção às casas”, diz a prefeitura. Temendo um período de chuva e como consequência o deslizamento de terra e um possível aumento da vala, a Defesa Civil junto ao Departamento de Engenharia, vão notificar as famílias que residem no local, para que se retirem das moradias.
O prefeito do município, Junior Garbim, informou que a Assistência Social do Município irá providenciar um novo local para abrigar os moradores afetados. “Pelo que foi apurado essas edificações estão sob risco de desabamento ou danos estruturais. Estamos tomando todas as medidas agora para evitar uma possível tragédia”, ressaltou.
Ele informou que para resolver o problema da erosão no local, a prefeitura está com projeto para implantação de um sistema de escoamento das águas pluviais, contendo desta forma que a erosão aumente no local.