Prefeitura fará lançamento do projeto turístico ‘Juranda Além do Milagre’ dia 22
Adiada nos dias 19 e 20 de fevereiro, a festa que marcará o lançamento do projeto turístico “Juranda Além do Milagre”, na cidade de Juranda, será realizada no próximo dia 22 de abril com uma vasta programação à população. O evento também celebrará os Santos Pastorinhos, os irmãos Jacinta e Francisco Marto por um milagre atribuído ao garoto Lucas, hoje com 15 anos. Um dos momentos mais esperados será o show com a banda de renome nacional, Rosa de Saron.
De acordo com a programação divulgada pela prefeitura, o evento será aberto a partir das 19 horas com terço e missa em seguida. Na sequência será feita uma homenagem a Lucas e família. O garoto, hoje adolescente, foi atendido com um milagre dos Santos, após uma queda da janela do apartamento dos avós, sofrendo um grave traumatismo craniano.
Após a homenagem haverá procissão luminosa. Em seguida, visita à exposição documental do Milagre e Marco Zero, apresentação do Projeto de Turismo Religioso e Rural e show com a banda gospel Rosa de Saron. Durante a festa, será realizada ainda exposição de artesanatos e produtos da agroindústria familiar. O município espera visitantes de toda a região da Comcam e de outras cidades do Paraná.
A devoção aos Santos Pastorinhos em Juranda
O dia 03 de março de 2013 ficou marcado em Juranda, onde Lucas de apenas 5 anos (na época), ao brincar com a irmã, caiu da janela do apartamento dos avós e sofreu uma grave lesão cerebral. Os pais, ao verem o filho hospitalizado e em coma, recorreram às Irmãs Carmelitas do Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo em Campo Mourão, a 69 km de Juranda, que reuniram-se em oração pelo menino, pedindo a intercessão dos Pastorinhos de Fátima, também crianças.
Lucas, desenganado pelos médicos, recuperou-se acordando do coma e perguntando pela irmã. Ele ficou sem nenhuma sequela. A cura que já era considerada um milagre pela comunidade local seguiu um longo e criterioso processo de canonização, onde um tribunal eclesial foi montado para que as testemunhas fossem ouvidas e o relatório encaminhado para o Vaticano.
A boa notícia veio no dia 27 de março de 2017 quando o Vaticano reconheceu a benção atribuída a Lucas através da intercessão dos Pastorinhos. Naquele ano o Papa Francisco canonizou os Pastorinhos na mesma data (13 de maio) em que se comemorava o centenário das aparições em Fátima, e assim Francisco e Jacinta tornaram-se as primeiras crianças santas não martirizadas. Com o milagre recebido por Lucas, em pouco tempo, Juranda se tornou conhecida no Brasil e no mundo católico.
Pastorinhos de Fátima
Os Santos Pastorinhos nasceram na pequena aldeia de Aljustrel perto de Fátima – Portugal: Francisco Marto de 9 anos, irmão de Jacinta Marto, 7 anos, em 1917, na Cova da Iria juntamente com a prima Lúcia, de 10 anos, pastoreavam um rebanho de ovelhas, quando foram surpreendidos pelas aparições de uma Senhora vestida de branco. Era a Santíssima Virgem Maria, conforme a própria Igreja Católica reconheceu anos mais tarde.
Os Pastorinhos de Fátima compreenderam que teriam uma vida de sacrifício pela Santa Igreja, de oração pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores. Vieram a falecer pouco tempo após as aparições (Francisco morreu aos 10 anos e Jacinta aos 9 anos), em consequência da pandemia da gripe espanhola. Seus túmulos encontram-se no interior da Basílica do Rosário no Santuário de Fátima em Portugal. Já Lúcia morreu em 2005, aos 97 anos.