Programa de esterilização de cães e gatos castra mais de 200 animais em Campina da Lagoa
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com apoio da prefeitura de Campina da Lagoa, castrou 237 animais no início desta semana. O trabalho aconteceu na segunda (31) e na terça-feira (1º de abril), visando promover mais qualidade de vida para cães e gatos, além de atuar no controle populacional dos pets de forma responsável.
O prefeito municipal, padre Gianny (PP), agradeceu pelo envolvimento de toda a população e pelo trabalho das equipes que atuaram na ação, bem como pelo apoio dos voluntários da Organização Não Governamental (ONG) AMAAR, associação de proteção animal do município. O momento contou, ainda, com a participação do mascote do projeto.
O agradecimento do gestor também se estendeu ao Governo do Estado, que viabilizou o projeto. “Agradeço o Governo do Estado, na pessoa do deputado Do Carmo, hoje secretário estadual [do Trabalho Qualificação e Renda], que intermediou esse grande projeto para Campina da Lagoa”, expressou.
CastraPet
O CastraPet é um programa estadual que, com apoio das prefeituras, busca realizar o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses nas cidades paranaenses. Atualmente, a iniciativa está no quarto ciclo, no qual 175 municípios serão contemplados até este ano, com investimento previsto de R$ 9,6 milhões.
Desde o início do projeto, em 2019, até 2025, a meta é levar a castração para 81% dos municípios do estado. Conforme a agenda de atendimentos do CastraPet, nos próximos dias, mais três municípios da Comcam receberão o mutirão de castrações: Goioerê: quarta (2) e quinta-feira (3); Ubiratã: sexta-feira (4) e sábado (5); Fênix: segunda-feira (7).