Programa descentraliza atendimento em Saúde à zona rural de Quinta do Sol
Implantado pela atual gestão, o programa Saúde em Ação, chegou para mudar a vida da população que reside na zona rural da cidade de Quinta do Sol. Semanalmente uma equipe formada por médico e enfermeiros percorrem estas áreas levando atendimento gratuito e de qualidade aos moradores.
A ação oferece serviços básicos em saúde, como consultas, encaminhamentos para exames, orientações, atualizações do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), atualização de carteirinhas de vacina, vacinação em si, entre outros.
O prefeito da cidade, Leonardo Romero (PSD), destaca que o programa atende a população diretamente em sua residência, descentralizando desta forma os serviços de Saúde. “Desta forma o morador não precisa deslocar a cidade para atendimentos básicos”, frisou.
O gestor falou que a iniciativa ‘estreita’ o relacionamento entre Executivo e população. “Vamos à zona rural do município e oferecemos este atendimento. Ficamos mais próximos da população. Principalmente pessoas com idade mais avançada, com dificuldade de locomoção são as mais beneficiadas. A população é atendida também com vacinas. A intenção é ampliar este atendimento”, argumentou o prefeito ao elogiar o trabalho dos servidores que atuam no programa. Ele acompanhou o funcionamento do programa pessoalmente acompanhado de seu vice-prefeito.
O vice-prefeito da cidade, Lucas Almeida (PSD), que já foi secretário da Saúde em Quinta do Sol, observou que o programa vai ao encontro das necessidades da população. “O Saúde em Ação está garantindo um atendimento de qualidade aos moradores residentes na zona rural”, disse, ao destacar que a Saúde é prioridade da gestão.
A secretária de Saúde de Quinta do Sol, Íris Guerra, ressaltou que o programa foca o atendimento no domicílio do morador. “A intenção é levar a Saúde a todas as comunidades rurais de Quinta do Sol. Cada semana a equipe desloca a uma comunidade diferente levando os serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde, na sede do município, à população rural”, argumentou.
Iniciativa aprovada
A população aprovou a iniciativa. Uma das moradoras atendidas pelo programa é Aparecida Silva dos Santos. “O médico fez uma consulta e pediu todos os exames. Agora a gente não precisa se deslocar mais até a cidade para consultas mais simples. Fica mais em conta para a gente e mais cômodo”, comemorou, ao elogiar o atendimento médico recebido pelo programa.
Quem também já foi beneficiada pelo Saúde em Ação é Lúcia Ferreira. Ela que se mudou há dois meses à Quinta do Sol, veio de Foz do Iguaçu, disse que está surpresa com o atendimento.
“O programa é maravilhoso. Eu vim de Foz do Iguaçu há dois meses. Nunca vi isso lá. Aqui o povo está sendo muito bem atendido. Me achei privilegiada de chegar e já ter médico atendendo, as ‘meninas’ da Assistência Social para orientar, medicação, consultas e exames. Estão de parabéns”, avaliou.