Programa inicia recuperação de nascentes em Iretama
A recuperação de uma nascente na comunidade Três Placas, em Iretama, realizada nesta sexta-feira (25), foi uma das ações ambientais realizadas no município para marcar a Semana da Árvore. O trabalho faz parte do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Milani Solvalagem, o objetivo é recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas. “Essa foi a primeira nascente recuperada, mas temos outras 14 para realizar esse trabalho até o fim do ano”, explicou. Os moradores da propriedade vão colocar uma bomba para levar a água até a casa para ser usada para o abastecimento humano.
Durante a semana também foram plantadas diversas mudas de árvores nativas, doadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), através do programa Paraná Mais Verde. “Somando já são 2.350 mudas que foram plantadas para recuperar áreas degradadas e a mata ciliar, com o objetivo de proteger os recursos hídricos e promover a manutenção da fauna e da flora no município”, explicou.
Segundo ela, o programa de Gestão de Solo e Água tem uma estrutura multiorganizacional, cabendo ao Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR / Emater, as funções de liderança na organização dos comitês gestores regionais e locais. Também cabe ao IAPAR a seleção das microbacias a serem trabalhadas e a organização das consultas públicas, encaminhamento das demandas e orientação técnica aos agricultores. O investimento no programa é de mais de R$ 200 mil para beneficiar mais de 40 agricultores.