Projeto aproxima comunidade do Poder Judiciário em Iretama e Roncador
Aproximar o Poder Judiciário da comunidade escolar por meio de palestras, vivências e dinâmicas relacionadas à cidadania, ética, deveres e Justiça. Este é o objetivo do Projeto “Justiça e Cidadania também se aprende na Escola”, que vem sendo desenvolvido há meses pela Justiça da Comarca de Iretama, que abrange também a cidade de Roncador. Os trabalhos vêm sendo coordenados pelo juiz de direito, Guilherme de Mello Rossini, diretor geral do Fórum de Iretama.
Nesta sexta-feira (17), será realizada uma cerimônia de encerramento do Programa, na Casa da Cultura de Iretama, às 14h30. Na ocasião, o juiz Guilherme Rossini fará a premiação de 10 melhores redações, cinco de cada município, de estudantes que participaram das atividades. Toda comunidade escolar, pais de alunos, e população em geral podem participar do evento.
Rossini assumiu a Comarca de Iretama em 2022, vindo de Ivaiporã. O juiz destacou que o desenvolvimento do projeto foi uma ‘experiência única’. “Realmente foi muito surpreendente o interesse dos alunos e dos próprios professores pela temática. O respeito e educação deles também chamou muito a atenção. Geralmente às vezes se pensa que alunos entre 9, 10 ou 11 anos, podem ter uma indisciplina. Mas aconteceu justamente o contrário”, avaliou o magistrado, ao comentar que os estudantes tiveram boa participação nas atividades, com várias perguntas durante as palestras apresentadas por ele no Fórum de Justiça.
O magistrado explicou que o Programa é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). “A ideia é aproximar a comunidade escolar do Poder Judiciário”, falou. Para as atividades deste ano foram escolhidas todas as turmas dos 5º anos de escolas de Iretama e Roncador. Os estudantes receberam cartilhas em quadrinhos, elaborada pelo TJ-PR, trabalhada em sala de aula pelos professores com várias atividades. A cartilha traz informações sobre como funciona o Poder Judiciário. Narra, por exemplo, o papel de todos os atores da Justiça, como do Juiz, Promotor de Justiça, Advogado. Trata também dos direitos e deveres dos cidadãos.
Além das atividades desenvolvidas nas escolas, os estudantes participantes do Projeto foram também in loco ao Fórum de Justiça de Iretama, onde conheceram pessoalmente o funcionamento de toda a estrutura. Durante as visitas técnicas, receberam palestras ministradas por Rossini. Na ocasião, participaram com perguntas esclarecendo dúvidas. Após estas ações desenvolvidas, eles então foram convidados a elaborarem redações sobre a temática. De toda a produção, as escolas escolheram três melhores textos de cada turma, submetidos a uma nova seleção pelo juiz, que anunciará os vencedores nesta sexta. Serão premiadas cinco redações de cada cidade.
O juiz elogiou a qualidade de produção textual dos alunos, claro, dentro das limitações de cada um. Segundo ele, textos bem elaborados foram produzidos. “Do jeito deles e com suas capacidades e limitações, a produção foi muito boa. Textos bem elaborados, alguns com conteúdos interessantes e curiosidades, mencionando, inclusive, exemplos que citei durante as palestras”, avaliou.
Rossini disse ainda que a experiência com o Projeto foi uma forma de desmistificar o papel do juiz como uma figura inacessível. “Muitos têm também a ideia de que o Fórum é um prédio ‘frio’, ‘gelado’ e só com notícias ruins. Na verdade é o contrário. O Fórum é o local onde a Justiça faz acontecer os direitos e deveres dos cidadãos. As pessoas devem pensar na Justiça como um colaborador. Já as penalidades são as últimas das hipóteses, quando todo este modo amistoso não funciona”, argumentou, ao comentar que o Fórum está de ‘portas abertas’ a todas as instituições de ensino dos municípios da Comarca para projetos envolvendo a comunidade.
O programa
Desde 1993, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) desenvolve o programa Justiça e Cidadania também se aprende na Escola. O programa tem o objetivo de oferecer noções básicas de justiça e cidadania e sobre o funcionamento do Poder Judiciário a alunos da rede pública municipal de ensino busca também garantir a integração entre o Poder Judiciário e a sociedade. Além disso, contribui para a formação e para o despertar da cidadania entre as crianças, consideradas agentes multiplicadores de conhecimentos.