Projeto arrecada e conserta roupas usadas para doação à população carente em Quinta do Sol
A Secretaria da Assistência Social de Quinta do Sol vem desenvolvendo um projeto de arrecadação de roupas usadas para doação às famílias carentes do município. A ação é realizada na Casa da Partilha, um espaço dedicado a trabalhos socioassistenciais em prol de pessoas em vulnerabilidade social. As doações podem ser levadas pelos moradores diretamente ao local, na Rua Três Marias, próximo à Igreja Assembleia de Deus.
A primeira-dama de Quinta do Sol e secretária de Assistência Social, Gabriela Berg Von Linde, comentou que, além de roupas usadas em bom estado de conservação, peças rasgadas ou inutilizáveis, que muitas vezes são descartadas até em locais impróprios, também podem ser doadas.
As roupas em situação de uso são lavadas, higienizadas e colocadas na Casa da Partilha para a comunidade. No local, uma grande quantidade de peças de roupas está à disposição da população. Já as unidades muito danificadas, que não servem mais para uso, são transformadas em estopas e doadas para oficinas da cidade. Ou seja, pelo projeto, tudo é reaproveitado. Nada se perde.
A ação, de acordo com Gabriela, além de sustentável, evita que muitas dessas roupas vão parar no lixo ou até mesmo que sejam descartadas de forma incorreta pela população. “As roupas em condições de uso, que possuem algum problema, são consertadas e colocadas para doação. Tudo o que recebemos passa por uma rigorosa triagem por nossos colaboradores, é lavado, higienizado e doado para as pessoas que mais necessitam”, ressaltou.
A secretária comentou que as peças que precisam de consertos são recuperadas na Escola das Profissões, por alunos de cursos de corte de costura. “O projeto funciona com a ajuda de vários colaboradores. São eles quem recebem as doações, separam, e cuidam para que a população possa vir aqui e escolher o que é de uso”, informou.
Conforme Gabriela, muitas pessoas acabam jogando fora as roupas que não servem mais. Porém, pelo projeto, tudo é reaproveitado. “Roupas velhas ou rasgadas, roupas boas, tudo que tiver e não servir mais para uso pode ser doado para nós que a gente reforma e reaproveita tudo. O que estiver bom para uso é colocado na Casa da Partilha para doação, o que não servir mais é transformado em estopas e doado às oficinas mecânicas”, ressaltou.
A presidente do Conselho da Secretaria da Ação Social, Natalia Dias, frisou que o projeto recebe um bom número de doações e que tudo é reutilizado e transformado. Segundo ela, muitas peças são transformadas em outros itens também, como tapetes, bonecos, entre outros. Todo material recebido é doado. Deixamos a nossa imensa gratidão à administração do município por ter nos apoiado em nossas ações”, afirmou.
O prefeito de Quinta do Sol, Leonardo Romero, destacou a importância do projeto. Ele frisou que os mais necessitados são os beneficiados. “Nós administramos o município para todos. Desde que assumimos a gestão, as pessoas em vulnerabilidade e as famílias de baixa renda têm estado no centro das atenções da administração. Este é um projeto inovador que beneficia muita gente. Só temos a agradecer o apoio de todos que estão abraçando esta causa”, enfatizou.