Projeto de incentivo ao cultivo da mandioca é implantado em Farol
A unidade do IDR-Paraná “Emater” de Janiópolis, em parceria com a prefeitura de Farol, concluiu a implantação do projeto Mandioca de Mesa na propriedade rural de João Carlos e Vânia. São 14 cultivares e clones de mandioca para consumo humano e alimentação escolar, que serão avaliados e multiplicados. O projeto conta ainda com as parcerias da Embrapa, IAT, APTA e Aipim do Campo A.D.C.
O projeto “Mandioca Renda”, voltado a melhorar a eficiência e modernização do sistema produtivo do setor, foi iniciado pelo IDR-Emater de Janiópolis em 2012. Na safra passada foram cultivados 600 hectares da cultura, com envolvimento de 40 famílias, com produtividade média de 18 toneladas/ha.
“Já podemos dizer pelos resultados que obtivemos que a cultura da mandioca apresenta viabilidade técnica e rentabilidade ao agricultor, bem como, potencial de aumento de área no município e região”, enfatiza o extensionista do IDR-Emater, José Cláudio do Prado. Segundo ele, a cadeia produtiva da mandioca movimenta anualmente em torno de R$ 10 milhões de reais.
Em Janiópolis existe uma agroindústria de derivados do produto, como a Farinheira Poeira, na Comunidade de Bredápolis, com capacidade de recebimento de 60 toneladas/dia. A empresa gera 50 empregos na colheita, com “terceirização”, produção de polvilho doce e azedo e também farinha de mandioca destinado aos mercados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.