Projeto em Peabiru alia incentivo à leitura a sustentabilidade

O município de Peabiru tem se destacado com o desenvolvimento de projetos na rede municipal que abordam temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. Mais um trabalho neste sentido vem sendo amplamente debatido entre estudantes da Educação Infantil no CMEI Santa Paula.

A professora Jaqueline Costa da Silva Soares está coordenando um projeto que alia o incentivo à leitura com a sustentabilidade. A atividade, desenvolvida por estudantes da turma infantil da 5ª série “A” do CMEI Santa Paula, propõe a implantação de totens “Leitura Sustentável”. O projeto é denominado “No campo ou na Cidade, preservar é nossa prioridade!”.

O trabalho tem como objetivo desenvolver ações sobre a importância da produção econômica atrelada à sustentabilidade, tanto no meio rural quanto no urbano, com ênfase na preservação das árvores nativas, em especial o Pinheiro do Paraná (Araucária Angustifolia).

“Um projeto importante considerando a necessidade de práticas em prol da sustentabilidade, no qual o reflorestamento é responsável pelo fornecimento de matéria-prima renovável, com mínimo impacto ambiental, que dá origem a diversos produtos sustentáveis, entre eles o papel”, disse a professora.

A metodologia adotada aborda a necessidade de preservação das árvores nativas enfatizando também a importância da madeira para desenvolvimento econômico da sociedade.

Os totens com livros foram expostos em locais de grande circulação de pessoas, como prefeitura, Secretaria da Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Peabiru (SECEL), Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e Capela Mortuária.

Os livros disponibilizados serão destinados para o público infantil e adulto, tendo o intuito de incentivar a leitura e promover seu acesso em lugares com salas de atendimento. Dessa forma, poderão realizar a leitura no próprio local ou levar o livro para casa.

No Totten estarão descritas orientações sobre a circulação do livro, no qual os usuários poderão devolvê-lo ou trazer outro que já não utiliza mais.

A “Leitura Sustentável” visa estimular tanto o acesso à leitura pela economia circular do livro físico grátis, como também, considerando os inúmeros benefícios da leitura como forma de lazer, de modo que em variados locais crianças e adultos sejam atraídas a abrir um livro depreciando o uso excessivo de telefones celulares.