Projeto Humanika atende comunidade de Barbosa Ferraz neste sábado

Os moradores que residem em Barbosa Ferraz poderão fazer consultas clínicas e realizar pequenos procedimentos cirúrgicos gratuitamente. A ação social será realizada neste sábado (5), das 8 às 18 horas, na UBS José Garcia Villar, no Jardim Primavera, em Barbosa Ferraz.

Para ter acesso aos serviços médicos, basta comparecer no dia, no local e levar os documentos pessoais (RG ou CPF). Uma triagem será feita, por ordem de chegada. Os atendimentos serão realizados na própria Unidade Básica de Saúde e a parte cirúrgica será feita dentro da unidade de emergência do Hospital Municipal Arnaldo Coneglian.

Ao longo do dia serão realizadas consultas em diversas especialidades como clínica médica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, área vascular, urologia, anestesiologia e procedimentos minimamente invasivos.

Os serviços serão realizados por 22 estudantes do curso de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão e por 5 professores da instituição de ensino superior. Esses trabalhos voluntários fazem parte do Projeto Humanika (@projetohumanika); ação que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social e leva apoio a quem mais precisa de cuidados de saúde.

“Essa é a primeira vez que faremos esses atendimentos em Barbosa Ferraz. O objetivo é ajudar os moradores a ter mais qualidade de vida. A expectativa é fazer cerca de 200 consultas e 30 pequenas cirurgias; dependendo da procura”, explica Eufânio Saqueti, urologista, coordenador da atividade e professor do curso de medicina do Integrado.

Os estudantes e professores de medicina vão custear suas despesas de transporte e alimentação para essa atividade.

Parcerias

Parte dos comprimidos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos – entre outros medicamentos – que serão utilizados no dia 5 de abril estão sendo arrecadados com médicos e clínicas locais de Campo Mourão.

O material cirúrgico, itens de esterilização e grande parte dos insumos que já estão disponíveis na UBS também serão utilizados neste projeto social, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Barbosa Ferraz.

“Muitos pacientes que serão atendidos nesta ação social já aguardavam em fila de espera. A previsão é atender os moradores que residem nos cinco distritos e aqueles do assentamento rural da região”, explica Leandro de Melo Silva, Secretário Municipal de Saúde de Barbosa Ferraz.

Humanika

O Projeto Humanika é fruto de uma parceria com a ONG Amazônia Canaã, que atua na região Norte do Brasil há cerca de 25 anos e leva atendimento de saúde gratuito aos ribeirinhos.

“Eu já atuava por conta própria, de forma voluntária. Depois de um tempo, surgiu a ideia de levar um grupo de estudantes para ajudar. Ao falar com os acadêmicos de medicina do Integrado, eles abraçaram a causa imediatamente”, conta o doutor Saqueti.

Desde que esses trabalhos começaram em 2022, 8 médicos e 70 estudantes de medicina do Centro Universitário Integrado já participaram dessas ações no município de Prainha (PA); que fica há 3.386 km de distância. Nesses três anos seguidos, eles realizaram 2.400 consultas ambulatoriais, fizeram 310 pequenos procedimentos cirúrgicos [vasectomias, retiradas de hérnias, lipomas e drenagem de cistos sebáceos] e distribuíram mais de 20 mil medicamentos e materiais para atendimentos emergenciais. Todos os participantes custearam suas próprias despesas.

Ajuda ao Rio Grande do Sul

Em maio de 2024, seis profissionais da área da saúde do Centro Universitário Integrado foram ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Eles atuaram no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, e em outras localidades gaúchas.

Para realizar esse trabalho, os expedicionários fizeram a coleta e doação de aproximadamente 3 toneladas de alimentos, 300 sacos de roupas, 5 mil medicamentos para humanos e animais, equipamentos de proteção individual e outros itens.

“Nossa missão é promover acesso clínico a quem precisa. Será uma alegria fazer esses trabalhos gratuitos aos moradores de Barbosa Ferraz. Isso ajuda na promoção da saúde, no bem-estar da comunidade, fortalece o vínculo entre a população e a instituição de ensino”, complementa Eufânio Saqueti, urologista, coordenador da atividade e professor do curso de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão.

Serviço

O que: Ação social de saúde com consultas clínicas e pequenos procedimentos cirúrgicos aos moradores de Barbosa Ferraz
Quando: Sábado (dia 5 de abril), das 8h às 18h
Onde: UBS José Garcia Villar [Rua Ivaí, 282, Jardim Primavera, Barbosa Ferraz-PR]
Quanto custa: Gratuito
Quem pode participar: Moradores do município de Barbosa Ferraz
Como será o atendimento: Por ordem de chegada. Basta comparecer no dia, no local e trazer os documentos pessoais (RG ou CPF)