Projetos desenvolvidos em municípios da Comcam são apresentados à ONU e OCDE

Os trabalhos e projetos desenvolvidos por cidades da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) estão ultrapassando as fronteiras do Brasil. Iniciativas executadas por algumas gestões municipais foram apresentados recentemente a membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

As ações foram apresentadas durante agenda em Brasília, à Secretaria de Assuntos Federativos da República. O prefeitos de Roncador Vivaldo Lessa, acompanhado de outros gestores Fábio D’Alécio (Ubiratã); Alexandre Donato (Corumbataí do Sul) e o coordenador técnico do Condescom, Renato de Lima Correia, representaram o presidente da Comcam, Leandro Oliveira, prefeito de Araruna.

Entre os projetos apresentados às Organizações estão: o “Lixo 5.0”, desenvolvido em Roncador – que abrange também as cidades de Iretama, Nova Cantu e Mato Rico-; implantação de hortas comunitárias – projeto já a todo vapor nas cidades de Mamborê e Luiziana-, oferecendo alimentos de qualidade à população; implantação da metodologia BIM para elaboração de projetos de engenharia às prefeituras. A Comcam está sendo pioneira no Paraná na implementação do sistema.

“Foi uma honra poder representar a Comcam em um momento tão especial como este. Sermos reconhecidos por organizações tão importantes demonstra que estamos trilhando no caminho certo e nos motiva a continuar trabalhando pela nossa cidade e a região como um todo. Esta apresentação a ONU e a OCDE de nossas ações foi uma ‘sementinha’ plantada. Acreditamos que tão breve poderemos estar colhendo os frutos. É a Comcam sendo reconhecida a nível de mundo”, disseram os gestores.

O presidente da Comcam, Leandro Oliveira, comentou que durante o ano, prefeitos participaram de reuniões junto à Secretaria de Assuntos Federativos com pauta regionalizada, apresentando as demandas aos Ministérios. “Visitamos também a Bancada do Paraná, apresentando um projeto de integração visando o desenvolvimento regionalizado de toda nossa macrorregião”, comentou.

No decorrer do dos trabalhos, com projetos elaborados, foi criada uma resolução com um colegiado de prefeitos pelo Condescom, elencando prioridades para região. As ações foram divididas em quatro linhas de ações focando o desenvolvimento constitucional do Condescom na compra compartilhada e o desenvolvimento integrado na qualificação de servidores da região.

“Submetemos isso à Secretaria de Assuntos Federativos que se interessou pela iniciativa e nos propiciou apresentarmos à ONU e OCDE”, falou Renato de Lima Correia. Representantes de outras entidades importantes a nível nacional, como Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entre outras, também conheceram as iniciativas.

Durante a apresentação dos projetos, a ONU sinalizou a possibilidade de captação de recursos internacionais e termo de cooperação internacional para a expansão das ações. “Nossos projetos sendo ouvidos pela ONU e OCDE é um marco importante para a Comcam e Condescom. Estamos acelerando para o ano que vem começar a implantação dos ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na região”, ressaltou a comitiva que representou a Comcam em Brasília.