PSS complementar do IBGE oferta duas vagas temporárias para região de Campo Mourão

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abriu inscrições para processo seletivo simplificado complementar visando a contratação temporária de profissionais que atuarão no Censo 2022. São 133 vagas para Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI) para 114 municípios em vários Estados. Há duas vagas sendo ofertas para a região de Campo Mourão: uma para Engenheiro Beltrão e outra para Goioerê.

Os interessados devem se inscrever até o dia 31 deste mês no site https://www.ibge.gov.br/pss-complementar). No mesmo link, devem baixar formulário de inscrição, preencher e encaminhar ao endereço da unidade estadual correspondente à vaga. Não há cobrança de taxa.

O nível de escolaridade exigido em edital é ensino médio completo. A remuneração mensal é no valor de R$ 1.700, mais auxílio-alimentação e auxílio-transporte. Entre as atribuições do ACAI, estão: adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de recenseadores; colaborar na organização e na administração dos postos de coleta, incluindo o auxílio na instalação e configuração de equipamentos de informática dos postos e das subáreas.

A previsão de duração do contrato é de até cinco meses, podendo ser prorrogado. A jornada de trabalho será 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Dentre as 133 vagas, 14 são para Pessoas Pretas ou Pardas (PPP) e 3 para Pessoas com Deficiência (PcD).

Para fazer a inscrição, o candidato deve preencher, pela internet, o formulário de inscrição e enviá-lo para o e-mail da unidade estadual do IBGE que abrange a localidade da vaga. Junto ao formulário, o candidato deve anexar as cópias da sua documentação (identidade e titulação acadêmica). A análise dos títulos será classificatória.

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o processo seletivo simplificado tais como edital, processo de inscrição, resultado da análise de títulos e resultado final no site do IBGE
(https://www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html), assim como a forma resumida do edital no Diário Oficial da União (https://in.gov.br).

Censo 2022

De acordo com o IBGE, o Censo 2022 começa no dia 1º de agosto. Além de garantir a realização do Censo em 2022, o IBGE quer acelerar a divulgação dos resultados da pesquisa. O objetivo é publicar a contagem populacional dos municípios ainda neste ano e todos os outros resultados em 2023, na internet.

O Censo é realizado a cada 10 anos e estava previsto para 2020, mas foi adiado nos últimos 2 anos por causa da pandemia de covid-19 e de problemas orçamentários. O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou, contudo, que o governo federal realizasse o Censo em 2022. O levantamento é fundamental para a elaboração de políticas públicas e para a repartição de verbas entre os municípios brasileiros.

O IBGE planeja fazer a coleta do Censo nos meses de agosto, setembro e outubro, revisar os dados em novembro e divulgar os primeiros resultados já em dezembro. A divulgação dos últimos Censos levou quase 2 anos, mas a tecnologia deve permitir uma publicação mais rápida desta vez, conforme o órgão.