Quadra que desabou em Iretama será reconstruída

Após praticamente dois anos sem quadra esportiva para os alunos, finalmente o Colégio Estadual Anibal Khury, de Iretama, deverá ganhar uma nova quadra. A informação é do prefeito da cidade, Wilson Carlos de Assis (PP). Segundo ele, a ordem de serviço para a obra, no valor de R$ 674, 9 mil, foi assinada nesta semana pelo Governador do Estado, Ratinho Junior. “Cobramos muito para sair esta obra, agora deve acontecer realmente”, falou o gestor, se referindo às outras tentativas de fazer a obra sair do papel. Com a liberação da obra pelo Estado, a expectativa é que os trabalhos iniciem nos próximos 30 dias. 

A quadra de esporte do colégio, que já estava com a estrutura bastante precária, desabou com um forte vendaval no final de 2017. Desde então, os 780 estudantes da instituição vêm fazendo as aulas de educação física no pátio do colégio e quando chove as aulas são transferidas para dentro da própria sala de aula. 

O diretor da escola, Edvaldo Lucas Figueiredo, lembrou que desde 2007, vinha sendo feito ao Estado pedido de manutenção da quadra. “A cobertura não caiu porque o vento derrubou, mas sim pela falta de manutenção. A diretora de 2007 pediu a reforma, a de 2013 pediu e eu também pedi quando entrei. Mas nossos pedidos não foram atendidos e aconteceu o pior. Temos todos estes protocolos guardados”, falou ele. Durante o desabamento da estrutura, o diretor chegou a sofrer um ferimento na cabeça causado por destroços da construção.

Obra aguardada

O prefeito Wilson Carlos de Assis disse que a obra é bastante aguardada pela comunidade escolar e pela direção do colégio. “É um anseio dos alunos, dos professores e toda comunidade escolar. Não medimos esforços para a obra acontecer, sempre cobramos o governador da situação”, falou.  

Assis ressaltou que com a nova quadra, os alunos voltarão a fazer normalmente suas atividades físicas. Ele lembrou que a quadra será mais moderna. “A outra era muito antiga, foi uma das primeiras quadras de Iretama, só tinha cobertura mesmo e mais nada”, argumentou, ao destacar a parceria do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão para a obra. “Sensibilizada, a professora Ivete sempre esteve acompanhando a situação de perto e reivindicando a obra com nós”, frisou. 

O gestor lembrou ainda que em 2017, logo após o desabamento da estrutura, o primeiro contato de apoio foi feito com o deputado Bernardo Ribas Carli, mas após sua morte em julho do ano passo, passou a pedir o apoio da deputada Maria Victoria, que chegou a articular a licitação junto ao governo do estado, porém com a mudança de governo neste ano, o processo ficou parado. “Com a mudança do governo a Maria Victoria se afastou e retornou ao cargo somente nesta semana. Como o Tiago Amaral é nosso deputado também, teve votos em Iretama, pedimos ajuda a ele”, explicou. 

Lista de prioridades

A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, Ivete Keiko Sakuno, informou que desde que assumiu o Núcleo, estabeleceu uma lista de prioridades para obras em escolas da região, incluindo a nova quadra esportiva do Colégio Estadual Anibal Khury. “Quando assumi o prefeito nos procurou e pediu uma força. O presidente da Fundepar (José Maria Ferreira) esteve aqui, conversamos com ele e entregamos pessoalmente a nossa lista de prioridades e sempre vínhamos cobrando”, falou Ivete. 

Ela disse que esteve em Curitiba acompanhada também da assessoria do deputado estadual Márcio Nunes, reforçando a cobrança. Ivete informou que além do Anibal Khury, saiu também a reforma do Colégio Padre Antônio Vieira, de Engenheiro Beltrão, reivindicação do prefeito Rogério Rigueti, desde que assumiu o município. “São obras importantes muito aguardadas pela comunidade escolar que farão toda diferença no processo de ensino aprendizagem”, acrescentou Ivete.