Quinta do Sol, capital paranaense do folclore, abre hoje o 14º Fefosol
O município de Quinta do Sol, capital estadual do folclore, abre nesta quarta-feira (31) a programação da 14ª edição do Festival de Folclore (Fefosol). O espetáculo prossegue até o próximo sábado (3), no Centro de Eventos Osvaldo Silva. Oito grupos folclóricos de cinco estados e um do país do Chile confirmaram presença no evento.
Participarão do Fefosol neste ano os grupos do estado do Pará (Frutos do Pará, e Balé Folclórico Paramazon); Rio Grande do Norte (Balé Popular Terras Potiguares); Rio Grande do Sul (Centro de Pesquisa Folclóricas Raízes Litorâneas); Sergipe (Grupo Parafusos); Paraná (Os Luziadas e Grune Stadt, de Maringá e anfitrião, Pôr Do Sol), além do grupo Balé Municipal Punta Arenas, do Chile.
De acordo com o coordenador do festival, Lucinei Carneiro, responsável pelo Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, a expectativa é que o evento seja um sucesso. Ele lembrou que aumentou neste ano a quantidade de grupos participantes. Geralmente trazíamos quatro grupos de outros estados, mas este ano estamos trazendo cinco além do grupo do Chile, frisou.
Segundo Carneiro, aproximadamente 220 pessoas de fora da cidade estarão no município durante o Fefosol, entre dançarinos, músicos e diretores. A intenção é que seja um festival maior ainda do que foi ano passado, ressaltou.
Tarde Escolar & ARTSol
Durante o Fefosol será realizada também a Tarde Escolar, nesta quinta-feira (1º de agosto). O evento será a partir das 14 horas, no Centro de Eventos. É um evento voltado para alunos, recebemos estudantes da região toda, informou Carneiro. Na ocasião, os grupos se apresentam aos estudantes e contam sua trajetória, há ainda a interação entre os artistas com os alunos.
Será realizada também durante o festival a 5ª edição do ARTSol – Feira de Artesanato de Quinta do Sol, com exposição e venda de produtos artesanais. A entrada é gratuita. Carneiro comentou que além de disseminar a cultura, o Fefosol fomenta a economia local. Segundo ele, o festival oferece alimentação básica, mas os visitantes saem para os bares, lanchonetes e lojas da cidade. Na semana do Fefosol, os lojistas realizam promoções para alavancar as vendas.
Quinta do Sol: a cidade do interior que virou capital estadual do folclore
Com cerca de 4.897 habitantes, a pacata cidade de Quinta do Sol, que já é conhecida pelas ruas com nomes de astros e estrelas, agora é reconhecida também por ser a capital paranaense do folclore. A lei estadual 19.662 é de 20 de setembro de 2018, publicada pela ex-governadora Cida Borghetti (PP).
A lei é de autoria da deputada estadual Maria Victoria (PP), filha da ex-governadora. Ela apresentou o projeto na Assembleia Legislativa após reivindicação do prefeito da cidade, João Claudio Romero (PP).
Na época da sanção da lei, o coordenador do grupo parafolclórico Pôr do Sol, Lucinei Carneiro, afirmou que o projeto deverá fomentar a arte do folclore no município. A cidade já é reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela realização do Fefosol. Além disso, o grupo Pôr do Sol já participou de várias turnês fora do País.
Quinta do Sol possui atualmente somente o grupo parafolclórico Pôr do Sol. A expectativa é que o título de capital estadual do folclore possa estimular o surgimento de outros grupos e outras atividades relacionadas ao folclore.
O prefeito da cidade, João Claudio Romero (PP), também comemorou o título. Segundo ele, isso irá fomentar o turismo na cidade. A gente vê este título como um avanço muito grande na divulgação do trabalho folclórico feito através o grupo Pôr do Sol que nos orgulha muito, disse.