Quinta do Sol confirma 2 casos de Covid-19 e vírus chega a 21 dos 25 municípios da Comcam

Quinta do Sol é a mais nova cidade da região a confirmar casos positivos do novo coronavírus (Covid-19). São 2.  A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (17), pela secretaria municipal de Saúde.  Com isso, o vírus está presente em 21 dos 25 municípios da Comcam, que somam 239 confirmações. 

De acordo com a Saúde do município, a cidade tem ainda mais 4 casos suspeitos em investigação. Além disso,  51 pessoas estão sendo monitoradas. “Após quase quatro meses lutando e trabalhando muito para que o vírus não chegasse à cidade, hoje trazemos esta triste e preocupante notícia das confirmações”, comentou o prefeito da Cidade João Claudio Romero (PP). 

A orientação da administração municipal aos moradores é que só saiam de casa em caso de extrema necessidade, evitem aglomerações, mantendo o distanciamento social, e tome cuidados básicos de higiene lavando frequentemente as mãos com água e sabão ou higienização com álcool 70%. 

“Reforçamos aos comerciantes para que intensifiquem as medidas de segurança constantes no decreto municipal. É obrigatório o uso de máscaras ao sair de casa. Preste atenção, você pode ser multado”, alerta a secretaria de Saúde. A multa para quem for flagrado sem máscara é de R$ 150,00 conforme lei estadual. 

O município de Quinta do Sol foi o primeiro da Comcam a adotar regras mais rígidas de enfrentamento ao coronavírus como suspensão das aulas na rede pública municipal e particular, além do fechamento do comércio e implantação barreiras de controle de entrada de pessoas na cidade.  

Além disso, Romero foi o primeiro prefeito da Comcam a reduzir o próprio salário e de outros cargos no período da pandemia. Ele reduziu, por decreto, 30% do seu salário e 20% do vencimento do vice-prefeito, secretários e cargos comissionados. Com a medida, a prefeitura está economizando cerca de R$ 70 mil mensais, que estão sendo destinados à saúde neste momento de pandemia.