Quinta do Sol moderniza iluminação pública com lâmpadas de LED

O prefeito de Quinta do Sol, Leonardo Romero, informou que o município vem avançando na modernização da iluminação pública com a substituição das lâmpadas convencionais por LED. Segundo o gestor, a modernização do sistema gerará mais segurança à população com iluminação mais eficaz das vias e espaços públicos. “Além disso, vai gerar mais economia ao município”, frisou.

Romero comentou que os trabalhos de implantação do novo sistema de iluminação iniciaram em 2022, avançando por vários pontos da cidade. A meta é estender a tecnologia a todos os bairros, falou o prefeito. “São melhorias e investimentos necessários para nossa cidade, gerando mais segurança à população”, comentou.

O gestor ressaltou que as lâmpadas de LED fornecem mais claridade e durabilidade, sem falar na economia de energia e manutenção, em comparação com as luminárias convencionais. Segundo ele, essa é uma tendência que deverá ser implantada por todos os municípios.

O prefeito lembrou que a melhoria é um dos itens do plano de governo, dentro do eixo de segurança pública. “O objetivo é garantir uma iluminação moderna e eficiente, com grande capacidade luminosa e menor custo”, ressaltou.

O material que é retirado das áreas onde estão sendo feitos os trabalhos, não é desperdiçado. As lâmpadas e os reatores passam por um processo de triagem com testes elétricos para avaliar se encontram-se em condições de serem reutilizados.

Modelos antigos X LED

A principal diferença entre os modelos utilizados até então (vapor de sódio e vapor metálico) e a nova tecnologia que está sendo implantada pela prefeitura está na durabilidade. As lâmpadas antigas duram menos, seja pela queima ou pela redução do fluxo luminoso com o decorrer do tempo. Na prática, entende-se que a cada quatro ou cinco anos esses modelos precisam ser substituídos por novos.

Outra vantagem é a ausência de metais pesados na construção da luminária LED. As lâmpadas de vapor possuem metais pesados, como o mercúrio, e necessitam de descarte ambientalmente correto a fim de não causar danos ambientais e às pessoas.

Na tecnologia LED, o fluxo luminoso se depreciará em no máximo 70% do inicial no término do período de 50 mil horas de operação, aproximadamente 10 anos. Outra vantagem está na iluminação constante mesmo com grandes variações de tensão na rede elétrica e a uniformidade da iluminação.