Rede elétrica arrebentada que matou idoso na região havia passado por manutenção há 2 anos

Após o incidente que resultou na trágica morte de João Silva de Abreu, de 72 anos de idade, no município de Ubiratã, distante 95 quilômetros de Campo Mourão, no domingo (30), a Companhia Paranaense de Energia (Copel) emitiu uma nota informando que a rede passou por manutenção corretiva em abril de 2023 após ser atingida por um raio.

Segundo a companhia, desde então, inspeções preventivas vinham sendo realizadas na rede, com a última feita em fevereiro deste ano, e que não haviam sido constatadas irregularidades. A Copel informou ainda que o caso está “sob análise detalhada”, lamentou o ocorrido e afirmou estar à disposição da família da vítima.

Abreu morreu eletrocutado no domingo (30) ao descer de seu carro, uma Fiat Strada, em frente à própria casa, depois que o veículo encostou em um fio de alta tensão, que estava pendurado. Ele se preparava para buscar o filho para uma pescaria.

Testemunhas que presenciaram o incidente informaram que, ao sair pelo portão da residência, o carro da vítima tocou no cabo elétrico arrebentado e, ao descer, Abreu recebeu uma violenta descarga elétrica. Devido à alta voltagem, o carro chegou a pegar fogo, ficando completamente carbonizado.

A Polícia Civil aguarda o resultado da perícia técnica para apurar se houve negligência ou imperícia por parte da Copel. Somente após o laudo, será avaliada a abertura de um inquérito criminal.