Região de Campo Mourão recebe mais 3.510 doses para vacinar crianças contra Covid-19

A 11ª Regional de Saúde recebeu esta semana e está distribuindo aos municípios mais 3.510 doses de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 6 a 11 anos. Os medicamentos foram enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As doses são da CoronaVac. “Com isso os municípios poderão dar continuidade a vacinação deste público”, ressaltou o chefe da 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira.

Último levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na semana passada, apontou que os 25 municípios da Comcam, juntos, vacinaram 15.741 crianças de 5 a 11 anos de idade contra a doença. Hoje, estima-se que este número já esteja acima de 16,5 mil. A vacinação infantil contra o vírus completou um mês no Paraná no dia 15 deste mês. No Paraná a cobertura vacinal deste público se aproxima dos 50%. A estimativa do Ministério da Saúde é que o Estado tenha 1.075.294 crianças nesta faixa etária.

Na região, os municípios que mais tinham vacinado crianças até semana passada eram: Campo Mourão, com 3.965 doses aplicadas; Goioerê (1.316); Campina da Lagoa (1.023); Ubiratã (994); Terra Boa (836); e Iretama (710 ). Já os que menos tinham se imunizado eram: Rancho Alegre D’Oeste (101 ); Corumbataí do Sul (163); Boa Esperança (169); Altamira do Paraná (198) e Fênix (196).

A vacinação de crianças pode ser feita somente com consentimento dos pais ou responsáveis. Caso eles não estejam presentes no momento da vacinação, é necessário entregar uma autorização por escrito. Para este público estão sendo utilizadas doses da Pfizer e CoronaVac.

Na região, o Ministério Público (MP) manifestou entendimento de que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19 é obrigatória. Ao defender a obrigatoriedade da vacinação infantil o Órgão pondera que “a violação do direito à saúde de crianças deve ensejar a intervenção de todo o Sistema de Garantia de Direitos para restituir o direito fundamental sonegado, com a atuação, em especial, do Conselho Tutelar e do Ministério Público, ainda que seja necessário o uso de meios coercitivos indiretos para o alcance da imunização pretendida”.
O MP recomendou ainda aos municípios que promovam campanhas educativas voltadas à mobilização e à conscientização social a respeito da importância da imunização de toda a população.

Paraná

Para todo o Paraná, foram encaminhadas nessa terça um total de mais 123.740 vacinas pediátricas da CoronaVac. As doses são para o início do esquema vacinal (D1) do público infantil, respeitando os grupos prioritários e seguindo o escalonamento definido pelo Ministério da Saúde. O quantitativo descentralizado para as 22 Regionais de Saúde é proporcional à população de cada município, incluindo os 10% de reserva técnica.

Além das vacinas, também foram enviados alguns itens do kit de intubação, sendo 46.050 unidades de medicamentos utilizados para atendimento a pacientes com quadros graves de Covid-19. Os remédios para o tratamento do coronavírus representam um investimento de mais de R$ 417,3 mil entre contrapartida da Sesa, Ministério da Saúde e doações.