Região recebe mais 1.630 vacinas para imunização com a 2ª dose de crianças

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fez nesta terça-feira (8), o envio de mais 1.630 vacinas para imunização com a segunda dose de crianças, de 5 a 11 anos que iniciaram o esquema vacinal na 1ª remessa infantil desse imunizante. As doses são da fabricante Pfizer/BioNTech. Os medicamentos foram encaminhados à 11ª Regional de Saúde, responsável pela descentralização aos seus 25 municípios de abrangência.

De acordo com o chefe da Regional, Eurivelton Wagner Siqueira, assim que as vacinas chegam, são imediatamente distribuídas às cidades para que a imunização da população tenha fluxo e avance ainda mais entre este público.

“As vacinas que chegam são rapidamente já repassadas aos municípios. O Estado tem feito toda sua parte de logística para atender todas as regionais com a maior eficiência possível. Vale lembrar que estamos dependentes do Ministério da Saúde para o recebimento destas doses. Ou seja, a velocidade da vacinação não depende só de nós”, lembrou, ao ressaltar que a população deve continuar com os cuidados básicos de prevenção à doença, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Na última sexta-feira, a região recebeu também 1.152 vacinas para imunização de adolescentes. Foram 978 vacinas da Pfizer para 1ª dose, e 174 para 2ª dose, do mesmo fabricante. Os medicamentos são distribuídos considerando a proporção da população no município e, em alguns casos, o índice de vacinados também

Outro lote

Nesta terça o Estado recebeu outro lote do Ministério da Saúde com um total de 66.500 vacinas pediátricas da Pfizer/BioNTech, da 92º remessa encaminhada pelo Governo Federal. O medicamento foi encaminhado ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para conferência e armazenamento e será enviado às Regionais de Saúde nos próximos dias.

Segundo a Sesa, o Ministério da Saúde também confirmou o envio nesta quarta-feira (9), de mais 194.220 vacinas da Pfizer para a D2 da população acima de 12 anos. “As vacinas para as crianças que chegaram hoje [ontem] devem ir para as Regionais até ao final da semana. Outra remessa que estava armazenada aqui no Cemepar, que chegou na quinta-feira (24), será [foi] distribuída hoje [ontem], e assim não paramos, para que não falte imunizante em nenhum município”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.