Regularização fundiária: 40 famílias recebem escritura de suas casas em Mamborê

Pelo menos 40 famílias do Conjunto São João, em Mamborê, agora são proprietários legítimos de suas casas. É que eles receberam nesta semana a escritura dos imóveis, que estavam sem a documentação. A regularização dos lotes foi feita pelo município por meio do Programa de Regularização Fundiária de Posse de Residências (Reurb).

A entrega dos documentos às famílias foi realizada pelo prefeito Ricardo Radomski na própria prefeitura. Representantes da Associação Para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC), responsável pelo procedimento, também participaram da solenidade.

Radomski destacou que a regularização dos imóveis era uma espera de 40 anos dos moradores. Durante seu discurso o prefeito se emocionou, ao lembrar que a área desapropriada para a construção do Conjunto teve autorização da Câmara Municipal quando ele ainda era vereador. “Agora, 40 anos depois, como prefeito estou participando da regularização destes imóveis com a entrega das escrituras às famílias”, disse.

O gestor comentou que a regularização traz segurança jurídica aos proprietários das casas e as famílias passam agora a ter oportunidade de acesso às linhas de créditos, por exemplo, para caso de reformas ou ampliação. “Agora é outra vida”, acrescentou.

O vereador Júnior Dornelles, que representou a Câmara Municipal, também destacou a importância da regularização dos imóveis. “Era algo aguardado pelos moradores há quatro décadas. Agora essas propriedades serão mais valorizadas e os moradores têm a certeza de serem legitimamente proprietários de seus terrenos”, afirmou.

O secretário de governo de Mamborê, Thiago Zanini, lembrou que a documentação regularizada dos lotes facilita a realização de serviços e benfeitorias pelo município no Conjunto.