Reunião em Fênix discute avanços do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela na região

Na tarde dessa quarta-feira (8), o prefeito de Fênix, Junior Molina, recebeu em seu Gabinete Oficial representantes do 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela. O encontro também contou com a presença de membros da empresa responsável pela sinalização do percurso, que terá cerca de 104 quilômetros, ligando Campo Mourão a Fênix, com passagem por Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz.

Um dos destaques da reunião foi a participação doutor do Victor César Alves de Andrade, natural de Barbosa Ferraz e atualmente residente em Guarapuava, no Paraná. Ele desempenha papel importante na criação da Associação do 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, que ficará encarregada da gestão do projeto.

Durante o encontro, o prefeito Junior Molina enfatizou a relevância de manter o diálogo e a organização em dia para assegurar o sucesso da iniciativa. “É essencial discutir constantemente todos os aspectos deste grande projeto que trará benefícios culturais, religiosos e turísticos para a nossa região”, declarou.

Entre os temas abordados, o avanço da sinalização do percurso foi um ponto de destaque. O projeto conta com o apoio integral do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), que oferece suporte técnico e logístico para a execução da iniciativa.

A criação do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela promete impulsionar o turismo religioso na região, fortalecendo a economia local e promovendo uma maior conexão entre os municípios envolvidos.

Prazo para sinalização

Em reunião no mês de dezembro de 2024 entre a empresa responsável pela sinalização-padrão do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, membros da associação representativa do caminho e demais convidados envolvidos na iniciativa, foi estipulado um prazo máximo até março deste ano para a conclusão dos trabalhos, pretendendo finalizar antes disso.

Na ocasião, foram estabelecidas cinco metas para o devido cumprimento do serviço. São elas: análise topográfica do percurso; estudo histórico dos pontos de placas; validação geográfica das coordenadas; adequação do projeto e preparação para impressão; fabricação e instalação das placas.