Roncador abre programação de aniversário neste domingo
A prefeitura de Roncador abre neste domingo (3) a programação festiva alusiva aos 63 anos de emancipação político-administrativa da cidade. A festividade prossegue até o dia 5 (terça-feira), aniversário do município. Consta na programação shows artísticos, praça de alimentação, parque de diversões às crianças, barracas de alimentação, entre outras atrações.
A festa acontece na praça Moysés Lupion, no centro de Roncador. Todos os dias haverá praça de alimentação a partir das 19 horas. Neste domingo, a partir das 15 horas, terá início o funcionamento dos brinquedos no estacionamento lateral da prefeitura. A abertura oficial da festa será no mesmo dia, às 19 horas com missa e praça de alimentação e show com padre Ezequiel Dal Pozzo e Banda na sequência.
A programação segue no dia 4 (segunda-feira), com funcionamento dos brinquedos, às 17 horas; 20 horas – apresentações culturais de dança com o CTG Cachoeira da Saudade, Associação Vesná e show do grupo Os Querencianos. O encerramento das comemorações será no dia 5, aniversário do município, com tarde especial com brinquedos infláveis gratuitos para as crianças, no estacionamento lateral da prefeitura, a partir das 15 horas.
O prefeito do município, Vivaldo Lessa, convida a população a participar da programação. Ele destacou as ações de sua administração com investimentos em diversas áreas, renovação da frota municipal, melhorias das estradas rurais e da infraestrutura no perímetro urbano, saúde, educação, entre outras. Na área do lazer, por exemplo, o complexo esportivo da comunidade Alto São João está recebendo uma quadra sintética do projeto “Meu Campinho”.
A prefeitura iniciou também a modernização da iluminação no lago municipal, abrangendo toda a pista de caminhada, passarela e parquinho. O objetivo é aumentar a segurança da população. O investimento é de aproximadamente R$ 380 mil. Além disso, a biblioteca municipal está sendo completamente reformada em um investimento de mais de R$ 135 mil. Outra importante obra destacada pelo gestor é a tão aguardada pavimentação do trecho de 6 quilômetros que liga a sede do município ao Distrito de Alto São João.
Roncador
Em 1906, o município de Guarapuava era a principal ponte de comercialização de uma área territorial de 54.540 quilômetros quadrados, ou seja, a 4ª parte do Estado do Paraná. Através de sucessivos desmembramentos, foi perdendo parte das terras, surgindo, por exemplo, os municípios de Palmas, Prudentópolis, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Pitanga. Do desmembramento de Pitanga, nasceu Campo Mourão e, deste, o município de Roncador.
De Guarapuava, partiram grupos exploradores para o sertão inóspito. Em 1915, a Comissão Exploradora de Terras iniciou a abertura do terceiro “Picadão”, que ia de Guarapuava ao Estado de Mato Grosso. A Comissão Exploradora de Terras, quando passou pela região, acampou em um local próximo a um rio. Era noite e o tempo ameaçava uma tempestade. A ventania provocava um forte barulho entre as copas dos pinheiros, que, aliados ao estrondar de uma queda d’água, formavam um ronco ensurdecedor.
Ao rio foi dado o nome de Roncador, denominação que, mais tarde, passou a região. Assim, originou-se o nome do município, que, em 1960, teve como prefeito nomeado João Otales Mendes. Em 1961, aconteceu a emancipação político-administrativo e teve como prefeito, entre 1961 a 1965, Eleutério Galdino de Andrade.