Roncador aumenta restrição do toque de recolher para conter coronavírus
A prefeita de Roncador, Marília Perotta Bento Gonçalves (PSDB), aumentou a restrição do toque de recolher no município, deixando mais longo o período de confinamento domiciliar dos moradores. O toque de recolher que antes era das 22 às 6 horas passou agora a ser das 20 às 6 horas.
O objetivo é aumentar a eficácia da medida para o combate à pandemia de coronavírus (Covid-19). O decreto vigora até o dia 30 deste mês. Na maioria das cidades da Comcam o horário do toque de recolher é das 22 às 6 horas.
Dentro do horário, fica proibido o funcionamento de qualquer atividade, exceto urgências e emergências médicas. Fica autorizada excepcionalmente a circulação de pessoas até às 22 horas que estiverem trabalhando especificamente nos serviços de entrega de alimentos (delivery). O morador que for flagrado descumprindo o toque de recolher será multado em R$116,21.
O município restringiu também o funcionamento de atividades essenciais como serviços de saúde de urgência, emergência e internação; farmácias; postos de combustíveis; distribuidoras de água e gás; e serviços funerários. Estes serviços podem funcionar de segunda-feira a sábado, das 8 às 20 horas. Aos domingos e feriados, estes estabelecimentos devem permanecer com as portas fechadas, atendendo somente no regime de plantão.
Já estabelecimentos de produtos veterinários, panificadoras, mercados e supermercados podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e sábados, das 7 às 13 horas. Para serviços de alimentação como bares, lanchonetes e restaurantes, o funcionamento é liberado de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas. O descumprimento das determinações irá configurar crime de desobediência, com punições que vão desde multa a prisão.
Roncador tem 17 casos confirmados de coronavírus, sendo 11 de exames ‘oficiais’ e 6 não ‘oficiais’, quando o exame é de laboratório particular. A cidade tem ainda 17 moradores monitorados, 11 pacientes recuperados, e 100 casos descartados, conforme dados do último “Boletim Coronavírus”, divulgado pela prefeitura.