Roncador desenvolve o projeto “Meu Amigo Bicho”
Com o objetivo de combater os maus tratos a animais, o município de Roncador está desenvolvendo o projeto de proteção animal “Meu Amigo Bicho”. Pela programa são realizadas várias ações de conscientização à população sobre a guarda responsável, feiras de adoções e castrações em parceria com o Governo do Estado.
O projeto tem como lema: “Diga não ao abandono, mal tratar é crime. Castrar é um ato de amor”. A responsável pelo projeto, Maria Isabel Malamin, explica que o “Meu Amigo Bicho” é desenvolvido pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Turismo com a participação de voluntários. “O programa é único e exclusivo em prol dos nossos animais”, destacou.
Ele lembrou que a cidade recebeu duas edições do CastraPet, programa do Governo do Estado. Foram castrados na cidade pela ação 243 animais nos anos de 2021 e 2022. “Foram cães e gatos de todo o município, priorizando animais de rua e famílias de baixa renda”, falou.
Segundo ela, o sucesso do projeto no município teve como principal fator a participação da população. “Conseguimos castrar um grande número de animais graças aos lares temporários que são aquelas pessoas que ficaram como voluntárias cuidando do animal no pré e pós-operatório”, disse.
A coordenadora do projeto frisou que as feirinhas de adoção, promovidas pelo município, também vem propiciando resultado positivo como ferramenta de diminuição da população de cães em situação de rua. “Divulgamos os animais de rua tanto em eventos do município quanto nas redes sociais para que consigam um lar definitivo. E isso tem feito a diferença também”, acrescentou.
Crime
Abandonos de cães e gatos, muitos deles ainda filhotes, têm sido constantes em diversos municípios da região. Além de cruel, a prática é um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal número 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e passível de multa que varia de R$ 500 a 3,3 mil, além da possibilidade de reclusão, no período de três meses a um ano.
São classificados como maus-tratos, atos ou omissões que privem o animal de suas necessidades básicas, lesão ou agressão, abandono, exposição em locais desprovidos de segurança, limpeza e desinfecção, dentre várias outras situações. Qualquer tipo de maus-tratos ou abandono animal deve ser denunciado às autoridades competentes.