Roncador é o 4º município da Comcam a decretar situação de emergência por seca
Com perdas astronômicas na agricultura e o risco de colapso no abastecimento de água, o prefeito de Roncador, Vivaldo Lessa (DEM), decretou nesta sexta-feira (7), situação de emergência por conta da estiagem prolongada que castiga o município. Há pelo menos três anos a região vem sofrendo com longos intervalos sem chuvas.
É a quarta cidade da Comcam a adotar a medida. Os municípios de Engenheiro Beltrão, Nova Cantu, Peabiru e Ubiratã, já adotaram o decreto. Outros prefeitos, como Joel Buscariol (Boa Esperança), Leandro Oliveira (Araruna), Akio Abe (Quarto Centenário), já informaram que também implantarão a medida.
Em Roncador, o decreto está em vigor por um período de 180 dias, ou seja, seis meses. Segundo a administração municipal, a situação por lá é tão crítica que já vem faltando água até mesmo para os animais. Além da safra de grãos, Roncador é uma das maiores produtoras de leite da Comcam, atividade também severamente atingida pela estiagem. “Se a agricultura não vai bem, nada tende a ir bem”, lamentou o prefeito da cidade.
Nessa quinta-feira, (6), a Defesa Civil do Paraná, emitiu comunicaFoto: Walter Pereira
Legenda: Além de áreas de lavouras inteiras que estão morrendo no campo, já falta água até mesmo para animais, informou prefeiturado aos prefeitos recomendando que acelerem o envio das documentações para decretação de situação de emergência. A medida adotada pelos municípios deverá ser feita por meio de adesão ao Decreto Estadual do Governo e, consequentemente, o reconhecimento federal. O prazo para todo o processo, junto ao Governo Federal, encerra neste sábado (8).
Entre os documentos, os municípios deverão enviar laudos comprobatórios de danos e prejuízos que atestem as perdas nos setores agrícolas e de pecuária; laudo da Assistência Social Municipal, atestando os danos humanos (famílias de baixa renda que estejam sendo prejudicadas); e demais laudos que comprovem gastos efetuados pelo município no atendimento às demandas provenientes do desastre.