Roncador inicia o projeto de inclusão “Mulheres da Confecção”
O município de Roncador em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná) iniciou as atividades do programa “Mulheres da Confecção”. A iniciativa faz parte do projeto de inclusão produtiva do programa “Família Paranaense”, do Governo do Paraná.
A ação tem como foco, famílias da zona rural do município em situação de vulnerabilidade social. O projeto está sendo implantado no distrito de Alto São João. Será desenvolvido por um grupo de nove mulheres. Elas escolheram a atividade de corte e costura com a implantação de uma confecção. A proposta tem como objetivo gerar emprego e renda ao grupo.
Para apoio às atividades produtivas, cada família participante receberá recurso financeiro para atingir suas metas. Os recursos, recebidos individualmente, serão somados e utilizados de forma coletiva para aquisição de itens para a confecção, de acordo com a demanda da atividade.
Como forma de capacitação, o IDR do município vem abordando junto ao grupo temas pertinentes ao trabalho em coletividade, entre outros assuntos específicos da atividade desenvolvida. Neste mês de agosto, por exemplo, foram tratados temas sobre empreendedorismo e aspectos do mercado da confecção e comercialização. Posteriormente será realizada a capacitação técnica prática em corte e costura.
“Para a implantação do projeto será destinado recurso financeiro pelo Estado do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, contará com o apoio da prefeitura para a reforma de um espaço físico para a implantação da confecção”, explicou a extensionista do IDR-PR do escritório de Roncador, Marinalva de Oliveira. Ela acrescentou que a parceria estabelecida e os recursos do projeto irão agregar valor e renda para as famílias com melhoria na qualidade de vida e resgate da autoestima das participantes do grupo.
O Projeto
O Projeto Inclusão Produtiva Solidária visa a implantação de projetos produtivos coletivos envolvendo três ou mais famílias. O formato de trabalho otimiza a aplicação de recursos e esforços, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, a geração de renda e o estímulo ao empreendedorismo rural.