Rota da Fé deverá reunir centenas de peregrinos neste domingo na região
A 62ª edição da Rota da Fé, neste domingo (11), deverá reunir centenas de peregrinos na região. A saída será da Catedral São José de Campo Mourão com destino ao Salto Boicotó. A concentração será a partir das 6h30 na Catedral. Às 7 horas será celebrada uma missa. Em seguida, terá início o trajeto.
Os peregrinos visitarão a Capela Nossa Senhora de Pilar, comunidade Boa Esperança, trilha de Maria, Gruta Frei Damian e Salto Boicotó. O retorno a Campo Mourão está previsto para às 17 horas. A expectativa é reunir entre 600 a 700 participantes.
O coordenador da Rota da Fé na Comcam, Rubén Moyano, frisa que os participantes terão transporte, água, frutas e almoço. O cardápio será porco no tacho e arroz carreteiro. Esta é a segunda Rota da Fé desde o início da pandemia, em 2020. A primeira foi realizada no dia 24 de julho.
A Rota da Fé é um atrativo turístico com intuito de levar os fiéis a terem a oportunidade de caminhar, conversar, conhecer mais pessoas, ter contato com a natureza e visitar os lugares religiosos da Diocese e conhecer suas histórias.
Moyano lembra que um trecho da Rota da Fé de cerca de 100 quilômetros entre Campo Mourão e Fênix passará a ser trajeto de iniciação para o tradicional Caminho de Santiago de Compostela, que há pelo menos um milênio recebe peregrinos na Espanha. A escolha do trajeto, que passará também por Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz, não foi por acaso.
A região abrigou um povoado jesuíta e indígena no século XV, e no local onde a rota termina, em Fênix, ainda se encontram ruínas de construções jesuíticas. Além disso, a Diocese de Campo Mourão foi pioneira na implantação de caminhos religiosos, com a criação da Rota da Fé, que já conta com 60 itinerários na região. “A Rota da Fé, além de promover economicamente a região com o turismo religioso, propicia aos participantes momentos de reflexão e lazer”, frisou Moyano.