Sandra Burach é reeleita secretária de Educação em Boa Esperança
Em eleição formal realizada na noite dessa quarta-feira (6), em Boa Esperança, os servidores da rede municipal de educação votaram para a escolha da responsável pela Secretaria de Educação do município para a próxima gestão (2025-2028). Com 66 votos, que representam 72,53%, a professora pedagoga Sandra Maria Mendes Burach foi reeleita e assumirá, no próximo ano, o terceiro mandato.
Foram às urnas, em um processo democrático, na Escola Municipal Alessandra Batista Mancin, das 17h30 às 19 horas, 91 profissionais efetivos e temporários (PSS). Concorreram com Sandra as professoras Tânia Regina da Luz Martins Gasparelo, que recebeu 19 votos (20,88%), e Mariza Vaz Silva de Almeida, com 5 votos (5,49%). Também foi computado um voto em branco (1,10%). Qualquer profissional de carreira que integrasse quadro próprio do magistério do município de Boa Esperança poderia se candidatar.
Sandra celebrou a vitória. “Eu fiquei bastante contente”, disse, ao acrescentar que gosta dessa forma de eleição, pois isso proporciona uma força maior, porque o secretário não é indicado, mas escolhido de forma democrática, conforme enfatizou. “Para mim, é uma forma democrática de escolha de secretário”, falou. Ela, que também já foi diretora da Escola Olavo Bilac, no Distrito Alto Palmital, por 6 anos, lembrou que sempre ocupou tais cargos por eleição, com o voto dos profissionais da educação, exceto no primeiro mandato como secretária, que foi por indicação do gestor.
A professora ressaltou que a eleição também gera mais responsabilidade e, inclusive, uma motivação a mais ao profissional eleito. “Como diz a frase: ‘todo poder emana do povo’, e se as pessoas confiam na gente, isso nos incentiva a fazer um trabalho cada vez melhor, porque é uma responsabilidade quando uma pessoa confia em você, e você tem que dar um respaldo disso. Então, eu procuro me aprimorar cada vez mais”, anunciou.
Já em relação a quem não votou em Sandra, ela comentou que também serve como uma forma de analisar os possíveis motivos e procurar melhorar para atender as expectativas de cada vez mais servidores da área. “Sobre aqueles que não votam na gente, também serve para refletir por que não votam, se eles têm razão, em que a gente pode melhorar, o que pode fazer diferente”, avaliou. “Vou dar o meu melhor, como eu sempre dei. Todo trabalho que eu fiz, sempre dei o meu melhor”, comprometeu-se.
Eleição para cargo de secretário
Essa forma de escolha do responsável pela pasta da Educação foi implantada na primeira gestão do prefeito de Boa Esperança, Joel Celso Buscariol (2020-2024), atendendo aos anseios dos professores. Agora, com a reeleição do prefeito no dia 6 de outubro deste ano, o formato se manteve. Essa não é uma forma comum na região de Campo Mourão de definição de secretários, visto que, nos demais municípios da Comcam, a nomeação para o cargo é realizada normalmente por indicação do gestor eleito.
Sandra avaliou a iniciativa positivamente. “Lançar uma pasta dessa, que é a maior do município, a que tem mais funcionários, por eleição, o prefeito tem que ter essa ciência de que, muitas vezes, ele poderia indicar um que fosse totalmente alinhado com as ideias dele, mas ele lança por eleição. Então, eu acho isso um mérito dele”, elogiou.
Educação no município
A secretária comentou que o município de Boa Esperança vem tendo bons resultados nos exames de avaliação da educação básica, na rede municipal, nos últimos anos. “A gente está sempre em primeiro, segundo lugar, nos resultados na Comcam, no Núcleo Regional. Este ano, tivemos um desempenho na alfabetização muito significativo, com a nota de 93.8. Ficamos muito felizes”, expressou.
Professora desde os 16 anos de idade, Sandra atua há 43 anos na profissão. “Eu sou uma apaixonada pela educação”, afirmou. Ela deseja e trabalha para que os índices e a qualidade nessa área avancem gradativamente. “Todo dia eu estou entusiasmada a pensar que Boa Esperança pode sempre melhorar na educação, e a gente vai fazer o possível para cada vez mais ser melhor”, enfatizou, agradecendo a toda a equipe da educação no município que faz esses progressos acontecerem.
Ela almeja continuar contribuindo para o desenvolvimento educacional nos próximos quatro anos. “Eu espero que a gente possa trabalhar cada vez melhor”, falou, ao destacar que o município pretende investir de forma efetiva no ensino integral, assim como em questões relacionadas ao autismo, entre outras necessidades.