Saúde de Nova Cantu promove ações nas escolas de prevenção ao bullying e de bem-estar

A prefeitura municipal de Nova Cantu, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, está promovendo ações para abordar temáticas relacionadas à saúde em vários aspectos, a fim de atender ao Programa Saúde na Escola (PSE). Na semana passada, por exemplo, equipes da área – como a psicóloga clínica Aline Fernanda Cordeiro – realizaram palestras sobre bullying em todas as instituições de ensino das redes municipal e estadual, tanto da cidade quanto dos distritos. A iniciativa alcançou aproximadamente 980 crianças e adolescentes.

A abordagem teve início na segunda-feira (7), marcando o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, instituído pela Lei nº 13.277/2016, e seguiu durante toda a semana. A temática também foi levada pensando na realidade das próprias demandas identificadas pela psicóloga em seus atendimentos à população, que, muitas vezes, envolvem os estudantes.

“Grande parte das crianças e adolescentes que chegam para o atendimento possuem queixas de ter sofrido bullying”, disse, reforçando que a intervenção nas instituições, levando informações e buscando a conscientização dos alunos, também visa prevenir que esse tipo de violência, física ou psicológica, gere consequências graves para os estudantes.

Esses comportamentos agressivos nem sempre são fáceis de identificar e relatar para a devida intervenção, embora ocorram de maneira intencional e repetitiva. “Muitas vezes [as crianças e os jovens] chegam até mim quando já estão em um sofrimento muito intenso, isso porque a vítima do bullying possui dificuldade de se defender e de buscar ajuda”, acrescentou a profissional.

Com isso, Aline explicou que o trabalho sobre essa temática teve o objetivo de levar informações sobre como buscar ajuda, com quem falar e prevenir casos mais graves, como depressão, ansiedade, evasão escolar e, até mesmo, o suicídio. A psicóloga destacou que futuramente há intenção de expandir o trabalho para incluir os pais e responsáveis dos alunos, a fim de potencializar as ações e garantir a continuidade da iniciativa.

Foram promovidas atividades de orientação e avaliação das crianças para identificar e encaminhar aquelas com sobrepeso ou abaixo do peso, para tratamento adequado, conforme orientação da nutricionista responsável

Outras ações

No decorrer deste ano, Nova Cantu pretende realizar diversas ações nas escolas relacionadas à saúde, com foco na prevenção de atitudes violentas e doenças, buscando, assim, melhorar a qualidade de vida dentro e fora das instituições de ensino. As atividades incluem orientação e avaliação das crianças, para identificar aquelas que estão acima ou abaixo do peso para a idade, encaminhando-as posteriormente a tratamento adequado, conforme o trabalho já iniciado pela nutricionista responsável.

Também foram realizadas ações de combate à Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, estão sendo desenvolvidos trabalhos pela auxiliar de dentista, que visitou algumas unidades de ensino para ensinar a correta escovação dos dentes, além de realizar contação de histórias e outras atividades relacionadas à saúde bucal.

Ainda neste mês, uma enfermeira também vai até os estabelecimentos de ensino para tratar sobre o tema da higiene. “Ações como essas e outras serão realizadas durante o ano todo com as escolas do município”, pontuou Aline, ao destacar que a escola é o espaço que apresenta de forma clara as necessidades da comunidade, pois as crianças refletem os comportamentos aprendidos em casa, mas também podem levar para o ambiente familiar os temas de relevância social que assimilam nas escolas, justificando a importância de intervenções como essas de forma constante.