Sem lockdown, comércio de Engenheiro Beltrão funcionará com restrições entre quinta e sábado

O prefeito de Engenheiro Beltrão, Adalmir José Garbim (PSL), descartou nesta quarta-feira (26), lockdown no município de quinta-feira a domingo. A maioria dos municípios da região adotou a medida, seguindo recomendação da Comcam. Garbim disse que a decisão foi tomada após ouvir comerciantes e empresários da cidade. Conforme ele, o fechamento total das lojas não reflete a realidade do município. 

O prefeito fez uma caminhada hoje de manhã pelo comércio central da cidade, onde geralmente há maior circulação de pessoas. Porém, pelas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível perceber que praticamente não há movimentação nas ruas. E nem mesmo nas lojas.  “Digam para mim se justifica fechar totalmente o comércio?”, questiona ele no vídeo, se referindo a baixa circulação de pessoas. 

Garbim passou em algumas lojas e ouviu comerciantes. Em uma delas, o proprietário afirmou ter vendido apenas R$ 5,00 de doces durante toda a manhã. “Se tudo correr bem vai vender R$ 10,00  até  o fim do dia. Tem que ter coerência, gente. Não se compara nosso comércio com o de cidade grande. Eu fechando este comércio aí, coitado. Não vai ter o que fazer porque tem um aluguel para pagar. O fim do mês está chegando”, justificou Garbim. 

O prefeito disse que as lojas estarão autorizadas a funcionar até sábado, mas sem permitir a entrada de consumidores no interior. Ou seja, o atendimento será na porta. E seguindo os protocolos de segurança, como uso de máscara de proteção e álcool  em gel. Além disso, o toque de recolher fica mantido a partir das 20 horas. “Não é aqui [no comércio] que o vírus se espalha. Olha a rua. Quantas pessoas temos aqui? Vamos tomar todas as medidas restritivas para garantir a menor circulação possível das pessoas. Mas fechar totalmente o nosso comércio não justifica”, ressaltou. 

Em comércios onde há maior fluxo de pessoas, como em mercados, por exemplo, o prefeito disse que se preciso colocará fiscais nas portas para controlar o número de consumidores no interior do estabelecimento. “Queremos participar neste momento em que a maioria dos municípios estão entrando em lockdown. Mas temos que trabalhar com a realidade do nosso município”, afirmou. “Aqui ninguém está sendo irresponsável ao fazer desta forma”, emendou.

Garbim avisou que se perceber que pessoas de outros municípios estão deslocando a Engenheiro Beltrão para qualquer tipo de compras, determinará imediatamente o fechamento total do comércio. Segundo ele, os comerciantes e empresários foram orientados a denunciar nesta situação. “A gente tem que ter coerência nas atitudes. Vejo muitas pessoas falando para fechar o comércio, mas são pessoas que estão com o salário garantido. E o comerciante que não está garantido. Por isso, vamos tomar todas as medidas para restringir a circulação de pessoas e o comércio atender pelo menos na porta. Fechar o comércio neste momento não julgo ser a melhor opção. O comerciante que não quiser abrir tem todo direito. Que cada um faça seu lockdown”, acrescentou. 

Números

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, Engenheiro Beltrão acumula 1.076 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Deste total, 938 pacientes estão curados. Casos suspeitos somam 38. A cidade tem ainda 117 casos ativos e 300 moradores sendo monitorados. 21 moradores perderam a vida para o vírus na cidade.