Superlotado, hospital de Araruna passa atender somente casos de urgência
Com 18 pacientes internados em estado grave, infectados por coronavírus (Covid-19), o hospital municipal de Araruna está superlotado. Atendendo acima de sua capacidade. Com isso, o médico do município, Enoque Ciosak e o prefeito da cidade, Leandro César Oliveira (Cidadania), informaram nesta sexta-feira (4), que a unidade passará a atender somente casos de urgência para evitar ainda mais o sobrecarregamento da estrutura.
“O hospital está com carga máxima de internação. O oxigênio está acabando, tentamos emprestar em toda a região, mas os outros municípios também não têm. Pedimos consciência à população. Procure o hospital só em caso de urgência”, pediu o médico. Segundo ele, o paciente que comparecer à unidade, a partir desta sexta, para consultas de rotina não será atendido.
“Não procure hospital para mostrar exames, pedir receita médica, ou simplesmente para falar que está gripado porque desta maneira estará sobrecarregando ainda mais a nossa equipe e estrutura física. Estamos com 18 pacientes internados com covid. Todos em estado grave. Logo pode acabar o oxigênio” preocupou-se Ciosak.
O médico disse que não tem mais para onde encaminhar pacientes 'porque ninguém está aceitando mais'. “A situação está muito grave. Pelo amor de Deus pessoal, vamos todos cuidar. Não vamos ficar aglomerando em reuniões de família. Só vai piorar a situação”, ressaltou
Segundo ele, os médicos e as equipes de enfermagem estão sobrecarregados, trabalhando 24 horas por dias atendendo a população e não estão dando conta de atender a demanda devido o aumento de casos de coronavírus. Ainda segundo o médico, uma grande parte dos pacientes internados são pessoas jovens.
O prefeito do município, Leandro Oliveira, pede a compreensão da população. Ele disse que a secretaria de Saúde organizará uma estrutura para atender a população que necessitar de atendimentos não urgentes. “Este momento não é de ficar fazendo exames de rotina. Não procure sarna para se coçar. Estamos organizando outra estrutura para que ninguém fique sem atendimento. Mas não procure o hospital municipal a partir de hoje se não for realmente caso urgente”, afirmou.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Araruna tem 1.648 casos acumulados de Covid, dos quais 1.336 moradores estão curados. Ou seja, o número de casos ativos é bastante alto: 312. O município tem também 137 casos suspeitos, 830 moradores monitorados, 270 pessoas em isolamento domiciliar e 14 internados em leitos de covid, sendo quatro na UTI. 24 vidas já foram perdidas para o vírus no município.