Três cidades da região comemoram padroeiro Santo Antônio nesta quarta
Esta quarta-feira (13) é a data em que a igreja católica comemora Santo Antônio, padroeiro dos namorados e de três cidades da Comcam: Araruna, Farol e Ubiratã. Em Araruna, a igreja vem realizando novena ao padroeiro. As celebrações prosseguem até esta terça, quando a programação será encerrada com Santa Missa.
Em Farol, conforme informações repassadas pela secretaria paroquial, a igreja, fará uma missa nesta quarta, às 19h30, com quermesse em seguida e festa junina com barracas de alimentação, como comidas típicas, doces, salgados, canjica, pipoca, quirerinha, doces, entre outros.
Na cidade de Ubiratã, a reportagem tentou contato com a igreja para confirmar se haverá programação especial ao Santo. Mas não conseguiu e não teve retorno. No entanto, confirmou que durante a semana houve a celebração de novena e quermesse.
Santo Antônio
O nome original de Santo Antônio era Fernando de Bulhões. Ele nasceu em 1195, em Lisboa, numa família nobre e rica. Educado em Coimbra, tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Em 1220, entrou para a ordem dos franciscanos, adotou o nome de Antônio.
Padroeiro de Pádua e de Lisboa, ele é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Na arte ele é representado como um jovem cândido, com o hábito franciscano, segurando um lírio e carregando o menino Jesus (um dos milagres que teriam ocorrido com Antônio). Grande parte dos sermões de Santo Antônio foi preservada, o que, associado à sua reputação de grande orador, foi considerado doutor da igreja.
Antônio morreu em 13 de junho de 1231, nos arredores de Pádua, na Itália, com 36 anos de idade. Ali foi sepultado numa basílica que se tornou lugar de peregrinação. Foi canonizado no ano seguinte pelo papa Gregório IX.