Três municípios concentram 80% dos casos de dengue na Comcam

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR) divulgou nesta semana novo informe sobre a situação da dengue. De acordo com os dados, a região da Comcam chegou a 1.313 casos e 2.947 notificações. O que chama a atenção é que três municípios da região concentram 80% dos casos: 1.050 confirmações. São eles, Nova Cantu, 543 casos; Quinta do Sol (381); e Juranda (126). 

Nestas cidades, as administrações municipais estão realizando diversas ações emergenciais para conter focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Em Nova Cantu, por exemplo, onde a situação é mais crítica, o prefeito José Carlos Gomes (DEM), determinou uma força tarefa de todas as secretarias para o combate à dengue. Já em Juranda, nas residências onde forem encontrados focos, o morador será multado na hora. 

Até o momento, três mortes por dengue foram confirmadas na Comcam, todas as vítimas são de Nova Cantu, um jovem de 26 anos, uma moça de 31, e uma senhora de 71 anos. As cidades em situação de epidemia são quatro: Nova Cantu, Juranda, Peabiru e Quinta do Sol. 

De acordo com o boletim da dengue divulgado pelo Estado, 20 dos 25 municípios da Comcam estão com casos da doença: Nova Cantu (543); Quinta do Sol (381); Juranda (126); Engenheiro Beltrão (121); Peabiru (61); Iretama (25); Terra Boa (14); Campina da Lagoa (14); Campo Mourão (6); Fênix (5); Ubiratã (3); Corumbataí do Sul (2); Goioerê (2); Janiópolis (2); Moreira Sales (2); Roncador (2); Altamira do Paraná (1); Barbosa Ferraz (1); Boa Esperança (1); Rancho Alegre do Oeste (1).

A chefe de Vigilância Sanitária da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Alessandra Granado, disse que a Regional está acompanhando a situação na região e promovendo ações de combate a prevenção com os municípios. “Dengue é água parada, precisamos conscientizar as pessoas que o problema pode estar dentro de casa, por isso é importante a união de todos”, frisou, ao lembrar que na região, entre 80% a 85% dos criadouros do mosquito da dengue são encontrados em residências. 

Paraná

De acordo com o boletim divulgado nesta semana pela Secretaria da Saúde, o Paraná tem 6.068 casos confirmados de dengue, um aumento de 4.056% em relação ao mesmo período do ano passado (146 casos). Houve um acréscimo também de 13% quando comparado com a semana passada (5.343 casos). 

De acordo coma Secretaria de Saúde do Estado, a partir de fevereiro o Paraná contará com um novo agente no combate à dengue. O Ministério da Saúde vai disponibilizar veneno diferente contra a doença. O inseticida Cielo (praletrina e imidacloprida) vai substituir o Malathion nas ações conhecidas como fumacê. Técnicos de todas as Regionais de Saúde do Estado, inclusive de Campo Mourão, passarão por treinamentos específicos no começo do próximo mês.