Trilheiros fazem plantio de mudas e coleta de lixo do Ribeirão da Lagoa

Sem a realização de trilhas desde março, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), um grupo de cerca de 20 trilheiros fez uma ação de reflorestamento nesse domingo (23) da mata ciliar do Ribeirão da Lagoa, em Peabiru, onde ocorrem as trilhas Pelos Caminhos de Peabiru. Eles também coletaram lixos na área.

A iniciativa foi desenvolvida pelo grupo “Família Caminhos de Peabiru”. De acordo com o coordenador da ação, o historiador Arléto Rocha, diretor de Cultura de Peabiru, foram tomados todos cuidados de prevenção ao coronavírus, como distanciamento social e uso de máscara de proteção. 

Segundo Rocha, a ação também serviu de estímulo para o ‘reacender da esperança’ em tempos de pandemia. “Na ocasião foi plantada uma araucária simbolizando a esperança e outra com o nome da enfermeira Simone, da Santa Casa de Campo Mourão, representando todos enfermeiros que estão na linha de frente contra a pandemia”, falou o historiador. 

“Conforme as árvores crescem oramos para que cresça a nossa esperança de dias melhores”, emendou Rocha. Ele disse que foram coletados cerca de 10 sacos de lixo de 15 litros da área. 

Os trilheiros fizeram o plantio de cerca de 100 mudas de árvores frutíferas. Entre elas mamão, pêra, pêssego, e laranja. Além disso, foram plantadas outras espécies como manacá, e araucária. “As mudas foram doadas pela Grameira Santo André”, destacou Rocha.