Turismo regional: Fênix abre o 7º Rally Fluvial nesta quarta

A cidade de Fênix abre nesta quarta-feira (13) a 7ª edição do Rally Fluvial Vila Rica do Espírito Santo. Um total de 30 barqueiros e cerca de 110 participantes irão percorrer cerca de 400 quilômetros no rio Ivai até a sua foz no rio Paraná, em Icaraíma. A chegada ao destino final está prevista para sábado (16). 

A abertura do evento será às 6h30 com café da manhã aos participantes. A largada dos barqueiros será às 8h30, na rampa do Rio Ivaí, próximo a Vila Rural de Fênix. Durante os 400 quilômetros do percurso os participantes irão recolher lixos do leito do rio Ivaí e realizar o plantio de mudas de árvores. 

De acordo com a secretária de Turismo e Meio Ambiente de Fênix, Arlei Fatima Rudek, o lixo retirado do rio será recolhido por um caminhão da prefeitura que vai acompanhar o trajeto por terra. O material será descarregado dos barcos a cada parada para pernoite. “No final pretendemos trazer todo o lixo a Fênix e expor na praça para ser realizado um trabalho de conscientização com os estudantes”, falou a secretária. Segundo ela, a expectativa é positiva para o Rally. “As últimas chuvas contribuíram, o rio subiu 1,5 metro viabilizando a navegação dos barqueiros”, falou.

De acordo com o prefeito de Fênix, Altair Molina Serrano (PMDB), o projeto representa o desenvolvimento turístico regional, oferecendo oportunidades ao município. “A essência deste evento será a oportunidade de oferecer aos participantes  segurança, tranquilidade, lazer e a prestação de relevantes serviços em defesa da ecologia e do meio ambiente”, destacou, ao observar que o Rally abrange a prática esportiva, turística, histórica e ecológica. “Agradecemos a todos pela realização deste grande evento”, ressaltou Serrano. 

Critérios

Ter um barco de 4 a 6 metros, motor de 15 a 25 hp e formar uma equipe de 3 a 4 pessoas estão entre os critérios para participar do rally. No ano passado 28 barcos participaram do percurso. É indispensável que as equipes levem tralhas para acampamento e se possível montar uma equipe de apoio terrestre. Outra orientação dos organizadores é que os participantes levem barracas, redes, cobertores, coletes salva vidas, bandeira do seu município ou empresa que está representando, caixa térmica com gelo, bebidas para 4 dias (a gosto), um galão de 20 litros, corda e facão.

O combustível para os barcos poderá ser adquirido no trajeto, já que uma empresa exclusiva fará o transporte e comercialização do produto a cada parada. Cada participante se responsabiliza pelo custo do combustível e óleo lubrificante. É de total responsabilidade do participante a documentação exigida tanto do barco como pessoais, os danos materiais e pessoais, bem como qualquer responsabilidade civil ou penal, acrescenta.

Realizado pela primeira vez em 1997, com oito barcos e 27 pessoas, o rally atrai equipes de diversas regiões do país. O percurso é o caminho inverso que os espanhóis fizeram no século 16, quando navegaram rio acima até chegar onde hoje está o município de Fênix, onde instalaram a Vila Rica do Espírito Santo, cujas ruínas ainda existem às margens do rio. Este ano o evento conta com apoio dos municípios de Tapira, Ivaté, Icaraíma, Corpo de Bombeiros e Instituto Ambiental do Paraná.

Lei

O prefeito Altair Serrano (MDB), sancionou na última semana, a lei municipal Nº022/2019 que inclui o Rally Fluvial Vila Rica do Espírito Santo no calendário oficial do município. A lei passou a considerar o Rally Fluvial como evento esportivo, histórico, e turístico ecológico. 

O projeto determina a realização do evento sempre entre a segunda e terceira semana do mês de novembro de cada ano. O calendário poderá ser alterado por motivos climáticos ou força maior. Ficou determinado como percurso oficial o trecho compreendido entre a ponte Fênix/São João do Ivaí, no Rio Corumbataí, (local de partida) e o Distrito de Porto Camargo, no município de Icaraíma, no Rio Paraná (local de chegada). A extensão é de 402 quilômetros dentro do rio. 

A principal finalidade do Rally Fluvial é promover a socialização e o congraçamento da população de Fênix, ribeirinhos do Rio Corumbataí e Rio Ivaí, ao longo do percurso do evento e seus participantes. O evento tem ainda como meta a limpeza dos rios e a conscientização, através de palestras, reflorestamento e recolhimentos de materiais predatórios; propagação do turismo regional, as belezas naturais os costumes e a história como fonte geradora de fluxo turístico e de divisas.

Conforme a lei, através do evento Rally Fluvial, o município  promoverá no ao longo do percurso, a recuperação e manutenção de seus rios com o intuito principal de garantir a qualidade da água, a repovoação dos rios, a conscientização e o bem-estar social.

Para isso, o município irá investir no trabalho de conscientização da população para a preservação do meio ambiente, incentivando a recuperação das matas ciliares, preservação e recuperação das nascentes, córregos e rios do município; realização de ações preventivas, com a manutenção periódica de minas, rios e seus afluentes; e apoiar a fiscalização. Para execução e aplicação do projeto, a prefeitura vai firmar convênios com entidades não governamentais e governamentais.