Vereador Xeleleu coloca nome à disputa para prefeitura de Peabiru

A um ano das Eleições municipais, a movimentação de grupos políticos já começa a se intensificar na região visando o pleito. É o caso de Peabiru. Eleito com 294 votos (um dos parlamentares mais votados), o vereador Claudecir Alves de Souza (PSD), mais conhecido como Xeleleu, anunciou que pretende disputar a prefeitura do município nas Eleições Municipais de 2020. O parlamentar, que procurou a TRIBUNA nesta quarta-feira (2) para anunciar oficialmente sua pré-candidatura, informou que está fortalecendo o grupo buscando alianças com outros partidos políticos para viabilizar a candidatura.

Estamos formando um grupo e o meu nome está à disposição neste momento. As pesquisas lá na frente é que vão confirmar se serei mesmo ou não candidato. Não posso ser egoísta a ponto de impedir outro nome que talvez esteja melhor que eu nas pesquisas de sair, afirmou Xeleleu, que é oposição a atual administração.

O vereador é do mesmo grupo político do deputado estadual Marcio Nunes, atualmente secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná. Ele disse que vem sendo procurado por partidos políticos e nomes novos na política que desejam disputar as Eleições no próximo ano. Estamos muito felizes com o andamento dos trabalhos. Estamos nos organizando para alinhar todas as ideias unindo o maior número possível de apoiadores para tornar este projeto viável para apresentarmos um plano consistente à população de Peabiru, afirmou.

Xeleleu disse que decidiu colocar seu nome à disposição para a disputa porque acredita na soma de esforços do grupo na criação de um projeto para melhorar a cidade. Na hora certa vamos apresentar à população, disse, ao comentar que um dos principais problemas do município é a falta de emprego. Há muitas coisas que precisam ser melhoradas, mas talvez o emprego e infraestrutura da cidade sejam as principais reivindicações da população. A cidade precisa de novas empresas e indústrias para geração de emprego e renda para ‘segurar’ os moradores. Quando há emprego tudo vai entrando na linha, a população não se muda para outros centros, fazendo a cidade crescer gerando o seu desenvolvimento, argumentou.

O parlamentar falou que a experiência como vereador vai servir de bagagem e somar neste processo. Vai ser muito importante, todo prefeito tinha que passar pela Câmara de Vereadores para conhecer todo o processo, disse. Segundo ele, o cargo no Legislativo permitiu a conhecer os principais problemas da cidade.

O vereador vive o corpo a corpo no dia a dia com a comunidade. Está nos bairros e em locais que provavelmente o prefeito ou até mesmo os secretários jamais terão acesso, observou, ao lembrar que gostaria de fazer mais como vereador, mas existe a limitação do cargo. Infelizmente não temos o poder de executar aquilo que reivindicamos pela população, mas temos feito nosso papel, cobrando e fiscalizando, disse.

Cenário

No cenário político atual, pelo menos três grupos já demonstram interesse pela disputa à prefeitura em 2020 em Peabiru. O do atual prefeito, Júlio César Frare (PR), que deverá concorrer naturalmente à reeleição; Xeleleu pelo PSD ou o ex-prefeito João Carlos Klein, que deverá se filiar ao partido; e o PT, que também deverá lançar um candidato próprio. Existe a expectativa de que o ex-prefeito Claudinei Antonio Minchio possa se candidatar para o pleito. Caso isso não seja possível, um provável nome é o do vereador Fábio Sexugi.