Vice assume como prefeito na região e pede união de vereadores e comunidade
Com o pedido de união entre os 9 vereadores e toda a comunidade, o vice-prefeito Everton Cássio Zanuto (PP), foi empossado na noite dessa segunda-feira (2), como prefeito de Rancho Alegre D’Oeste, distante 87 quilômetros de Campo Mourão. A solenidade aconteceu durante sessão da Câmara. Zanutto assume o lugar de Adão Aristeu Ceniz (PSDB).
Além dos 9 parlamentares, a sessão de posse do novo prefeito foi acompanhada também por comerciantes, servidores municipais, ex-vereadores, produtores rurais e até a Polícia Militar da cidade. “Quero fazer um pedido especial a todos os vereadores eleitos pelo voto popular. Rancho alegre precisa de uma união muito forte para fazer as coisas acontecerem. Faço meu compromisso com vocês. Todos terão acesso livre ao meu gabinete. O nosso lema é união entre Câmara, Prefeitura e comunidade. Nosso gabinete ficará aberto a todos. O povo de Rancho Alegre D’ Oeste vai ganhar com isso”, discursou.
Zanuto comentou que assume o cargo em um momento inesperado. “Nos pegou de surpresa porque tenho muita consideração e carinho pelo Aristeu”, falou ele, que já foi vereador mais votado do município em gestões anteriores. O novo prefeito disse que está pegando a ‘casa em dia’ e que dará continuidade ao mandato ‘com muita responsabilidade’. “Vamos conduzir o nosso município da melhor maneira possível”, destacou.
O gestor afirmou o compromisso de trabalhar ‘por todos’ para buscar o desenvolvimento do município como um todo. “Faço compromisso para dar continuidade ao projeto de construção de casas populares. Vamos dar todo apoio ao produtor rural com a manutenção de estreadas rurais. Sou agricultor e sei que precisamos ter boas estradas. Na educação continuaremos com os projetos em andamento e vamos buscar inovações. A saúde será prioridade em nosso governo. As ações serão estendidas também nas áreas de cultura, lazer entre outras”, ressaltou.
Zanuto assume a cadeira de Adão Aristeu Ceniz após ele perder o mandato por determinação da juíza Lívia Simonin Scantamburlo. Condenado em processo de improbidade administrativa ainda em 2013, acusado de irregularidades na construção de casas populares, Ceniz perdeu os direitos políticos por três anos. O processo foi transitado e julgado em agosto do ano passado. Sem os direitos políticos ele não pode exercer o cargo de prefeito, segundo a magistrada. Além da perda dos direitos políticos, foi determinado ainda a ele o pagamento de multa no valor de R$ 92.725,05.
Quem é Cássio Zanuto
Everton Cassio Zanuto é solteiro, natural de Goioerê. Tem 31 anos de idade. É agricultor. Quando disputou a eleição, em 2020, declarou à Justiça Eleitoral, bens no valor de R$ 483,7 mil. Ele foi eleito na chapa formada pelos partidos PP/PSDB, da qual Aristeu Ceniz faz parte. Juntos conquistam 63,42% dos votos válidos, um total de 1.304 votos, vencendo Angela Maria Fiorotto (PSB) que recebeu 36,58% dos votos válidos (752 votos).