Comcam já chega a 22 casos confirmados de dengue no novo período epidemiológico

A região de Campo Mourão registrou novos 7 casos de dengue em uma semana, já atingindo 22 confirmações no novo período epidemiológico, iniciado no último dia 28 de julho. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no boletim semanal.

De acordo com o levantamento, a Comcam soma ainda 260 notificações e 108 casos prováveis de dengue. Do total confirmado, 21 são autóctones, em que o paciente foi contaminado pelo vírus em seu município de origem e um caso importado.

O município de Barbosa Ferraz é a cidade com maior número de casos: 5, seguido de Fênix e Goioerê, com quatro confirmações cada. Campo Mourão aparece com uma confirmação apenas.

De acordo com o boletim, os casos por cidade são Araruna (1), Barbosa Ferraz (5), Campo Mourão (1), Fênix (4), Goioerê (4), Iretama (1), Moreira Sales (3), Quarto Centenário (1), Terra Boa (1), e Ubiratã (1).

No período anterior da dengue, encerrado em julho deste ano, a região acumulou 35.778 confirmações, 46.809 notificações, e 37.607 casos prováveis. Foram registradas ainda 16 mortes pela doença em Araruna (4), Boa Esperança (1), Campo Mourão (2), Iretama (3), Janiópolis (1), Luiziana (1), Moreira Sales (1), Quinta do Sol (2), e Ubiratã (1).

Diante desse cenário, a Saúde alerta a população para que não ‘relaxe’ com os cuidados básicos de prevenção. O principal deles é evitar água parada para inibir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também da chikungunya e do zika.

Paraná

O levantamento traz ainda a situação no Paraná. Foram registrados mais 276 casos da doença. O Estado registra agora 14.755 notificações e 1.927 casos confirmados, sem mortes. No total, 325 municípios já apresentaram notificações da doença e 200 possuem casos confirmados.

Informações sobre chikungunya e zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes, constam no mesmo documento. No período foram confirmados quatro casos de chikungunya, sendo registradas 114 notificações da doença no Estado. Em relação ao zika vírus, até o momento ocorreram quatro notificações.

Dicas de prevenção contra dengue

  • Tampar caixas d’água;
  • Manter calhas sempre limpas;
  • Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
  • Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;
  • Manter lixeiras bem tampadas;
  • Manter ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.