Desenvolva um melhor desempenho mental

O ritmo atual da vida, em que é possível obter a resposta para quase qualquer pergunta, simplesmente pedindo ajuda ao assistente por voz do smartphone, a mente de mais e mais pessoas começa a se deteriorar ou ficar longe de atingir seu pleno potencial. No entanto, através de jogos estratégicos simples e comprovados, é possível desenvolver um melhor desempenho mental.

 

 

Os esportes da mente

Os esportes da mente são chamados assim porque são jogos cujo principal objetivo é desenvolver o pensamento estratégico e a capacidade do cérebro, alcançando assim uma notável melhora a médio e longo prazo nas habilidades cognitivas das pessoas.

Como apresenta o site Super Interessante, os campeonatos dos esportes da mente são eventos globais que reúnem milhares de pessoas para demonstrar suas habilidades de memória, concentração e cálculo matemático.

Assim como nas Olimpíadas esportivas, os vencedores das Olimpíadas da Mente também voltam para casa com medalhas de ouro, prata e bronze a partir de competições realizadas a cada quatro anos ao lado dos jogos olímpicos de verão.

Estes campeonatos, também chamados de Jogos Mundiais de Esportes Mentais, são um evento organizado pela International Mind Sports Association, e que tradicionalmente tem cinco competições: Bridge, Xadrez, Damas, Go e Xiangqi. Vale a pena notar que desde 2010, o Poker foi reconhecido como um jogo da mente e destaca-se entre os anteriores pela sua popularidade que o levou a ser protagonista nos jogos de apostas da Betfair, ao lado do Blackjack ou da Roleta, e fazendo o salto do mundo físico para o virtual.

 

 

Videogames para melhorar o desempenho mental

Com o passar do tempo, neurologistas de todo o mundo já investigaram várias maneiras de melhorar o desenvolvimento da mente, não apenas para decifrar o caminho para uma vida adulta mais bem-sucedida, mas também para tentar chegar a velhice de maneira mais saudável.

Segundo um estudo de pesquisadores da USP e da UNIFESP, o uso regular de jogos eletrônicos mostrou-se eficaz na reabilitação física e contra o envelhecimento devido à estimulação e melhora das funções mentais, contribuindo também para uma maior plasticidade neuronal e funcional no cérebro.

Isto se deve a que o treinamento com jogos eletrônicos, incluindo versões virtuais dos esportes da mente mencionados anteriormente, aumenta a atividade em várias regiões do cérebro relacionadas à atenção, movimento, emoções, memória, planejamento e tomada de decisões.

Além disso, alguns videogames foram desenvolvidos por neurocientistas com o propósito específico de ajudar a desenvolver a mente. Um exemplo disto é mostrado pelo site Eurogamer com o jogo Dr. Kawashima's Brain Training, que foi lançado pela Nintendo para o seu console Nintendo DS em 2006.

Neste jogo desenvolvido pelo neurocientista Dr. Ryuta Kawashima, os jogadores enfrentam desafios matemáticos, memorizações e quebra-cabeças que procuram identificar a idade mental dos jogadores, sendo 80 anos a faixa para uma mente lenta e envelhecida, e 20 anos para uma mente desperta e ativa.

 

Fonte: Pexels.com

 

A mente pode ser exercitada como qualquer outra parte do corpo para conseguir fazê-la alcançar todo o seu potencial, além de dar às pessoas a oportunidade de obter uma perspectiva diferente do mundo ao seu redor. Neste contexto, os jogos tornam-se uma alternativa muito fácil e acessível para qualquer um, adicionando diversão ao desenvolvimento da mente.