Região tem caso suspeito de Monkeypox, dois já foram descartados, informa Sesa

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (Sesa-PR) divulgou nesta semana mais quatro casos de Monkeypox no Estado. Foram registrados em Curitiba (3) e Londrina (1). O boletim traz também um caso suspeito na cidade de Araruna, que ainda aguarda resultado de exames laboratoriais. Além disso, outras duas suspeitas já foram descartadas nos municípios de Quinta do Sol e Ubiratã.

De acordo com a Sesa, o Paraná totaliza 263 casos positivos da doença e 150 suspeitos. Não há mortes em decorrência do vírus até o momento. O estado descartou ainda outros 812 casos suspeitos.

A Saúde informa que entre os casos confirmados no Paraná, 248 são homens e 15 são mulheres. A maioria das confirmações é de pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos. A Sesa informou que segue atuando em conjunto com os municípios para diagnosticar os possíveis casos. Faz ainda um alerta à população, que precisa estar atenta em casos de sintomas e procurar uma unidade de saúde mais próxima para realizar o exame em caso de necessidade para o tratamento.

A Monkeypox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (inchaço dos gânglios linfáticos), calafrios e fadiga.

Com informações da Agência Estadual de Notícias