Saúde divulga novo boletim da dengue com 41 casos e 680 notificações na região
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou o novo informe semanal da dengue. O boletim aponta que a região de Campo Mourão tem 41 confirmações acumuladas desde o novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024. Foram registradas também 680 notificações da doença, com 234 casos prováveis.
Há casos de dengue confirmados em 13 dos 25 municípios da região. A cidade de Barbosa Ferraz é a que tem maior o número de confirmações: 10. Em seguida, aparece Altamira do Paraná, com oito casos. O município de Campo Mourão manteve-se com uma única confirmação.
Os casos por cidade são: Altamira do Paraná (8), Araruna (1), Barbosa Ferraz (10), Campina da Lagoa (1), Campo Mourão (1), Engenheiro Beltrão (1), Fênix (5), Goioerê (5), Moreira Sales (3), Quarto Centenário (1), Quinta do Sol (2), Terra Boa (2) e Ubiratã (1).
Em Campo Mourão, a Vigilância Sanitária divulgou um alerta de que o descaso com a doença poderá resultar em multas na cidade. Para se ter ideia, de janeiro a outubro deste ano, o setor emitiu 343 notificações ou intimações para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Caso não sejam tomadas as providências, as notificações geram multas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal também emitiu 3.215 notificações, que resultaram em 16 multas a proprietários de lotes vazios por falta de limpeza.
As penalidades a moradores que não eliminam água parada e com isso contribuem para colocar em risco a saúde pública ou individual vão desde advertência, pena educativa e multa. A autoridade sanitária levará em conta as circunstâncias e agravantes. A reincidência torna o infrator passível de enquadramento na penalidade máxima, e a infração é caracterizada como gravíssima. No caso de empresas, pode resultar, inclusive, no cancelamento do alvará de funcionamento.
O mais recente levantamento da Saúde constatou um índice geral de 4,21% de infestação do mosquito-da-dengue, o que é considerado de alto risco. A maioria dos focos está nas residências, o que evidencia a falta de cuidados por parte dos moradores.
No Paraná, conforme a Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, foram registrados mais 241 casos de dengue nesta semana. Somados os dados do novo período epidemiológico, o Estado totaliza 31.728 notificações, 3.673 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença. No total, 366 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 245 possuem casos confirmados.
O boletim traz também informações sobre chikungunya e zika. Neste período, foram confirmados 11 casos de chikungunya, sendo registradas 229 notificações da doença no Estado. Com relação ao zika vírus, até o momento ocorreram 11 notificações.