Patrulha mecanizada da Comcam começa funcionar; Ubiratã é 1º município atendido
Após mais de um ano as máquinas da patrulha mecanizada da Comcam/Condescom vão começar a funcionar na região. Elas já foram transportadas nesta semana do pátio do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) de Campo Mourão e levadas para Ubiratã, que será a primeira cidade a ser atendida pelo comboio.
O município tem até 10 dias para iniciar os trabalhos de readequação de estradas. Os trechos que receberão os serviços foram escolhidos pela prefeitura. A patrulha ficará à disposição da administração por 15 dias. Em seguida, partirá para Iretama e posteriormente Terra Boa.
“São máquinas novas que vêm para atender os municípios com readequação e recuperação de estradas. Estamos muito felizes em ser o primeiro município a receber a patrulha”, destacou o prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio (Cidadania). O início dos trabalhos foi definido em recente reunião entre os prefeitos, na sede da Comcam, em Campo Mourão.
As máquinas começarão a atender os municípios após pedido de uso emergencial feito pela Comcam, à Secretaria Estadual de Agricultura. Para receber a frota de maquinários, os municípios deverão elaborar um plano de trabalho e apresentar ao Condescom e Secretaria de Agricultura do Paraná, núcleo de Campo Mourão.
“Colocar estas máquinas em funcionamento era um anseio de todos os prefeitos e nossa prioridade. Inaceitável um maquinário tão moderno permanecer parado enquanto muitos municípios vêm sofrendo com a falta de estrutura para adequação de estradas rurais”, comentou o presidente da Comcam, Leandro Cesar Oliveira (Cidadania), prefeito de Araruna.
Oliveira que também preside o Condescom ressaltou que a patrulha vai atuar nos municípios correspondendo a um cronograma elaborado pelo Condescom. Ele lembrou que as máquinas atuarão em parceria com os municípios. “A partir de agora a Comcam e o Condescom, vão pleitear maquinários para obras de pavimentação asfáltica nos municípios”, adiantou.
O Instituto do Desenvolvimento do Paraná (IDR-PR), disponibilizará uma equipe técnica para supervisionar os trechos que receberão os serviços. Uma das regras para os trabalhos, é que as máquinas sigam sempre em comboio às cidades. Ou seja, não será permitida a divisão da patrulha atendendo mais de um município ao mesmo tempo. Cada município colocará à disposição do Condescom seus operadores.
“Isso é bom porque estes trabalhadores já terão experiência no serviço. Hoje, muitos municípios têm máquinas muito antigas, sem condições, muitas vezes, de fazer um bom serviço. Como as máquinas da patrulha são novas elas vão apresentar um rendimento muito melhor”, comentou o chefe do núcleo Regional da Seab, em Campo Mourão, João Ricardo Barbosa Rissardo.
A patrulha foi adquirida com recursos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Rubens Bueno. O investimento ultrapassa R$ 3 milhões. Os equipamentos atenderão os municípios da região. “Atendendo a demanda da região destinamos estes recursos para aquisição destes equipamentos que começam agora atender os municípios”, destacou Bueno. Em Julho deste ano o parlamentar esteve no pátio do DER para vistoriar os equipamentos.
A patrulha
A patrulha mecanizada é um anseio dos municípios, que são essencialmente agrícola. Receberão as máquinas municípios que fazem parte do Condescom, que hoje são 16, e que apresentarem o seu plano de trabalho.
Compõem a frota um caminhão caçamba basculante; uma escavadeira hidráulica; uma motoniveladora; uma retroescavadeira; um rolo compactador vibratório; uma pá-carregadeira; e um trator agrícola.