Programa Caixa D’água Boa contempla 90 famílias em Campo Mourão
Pelo menos 90 famílias selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social receberão caixas d’água, fornecidas pelo Programa Caixa D’água Boa. Trata-se de uma ação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) e da Sanepar, para atender famílias em situação de vulnerabilidade social.
Uma reunião com as famílias foi realizada nesta semana na Secretaria de Assistência Social com participação de representantes da Sanepar. O objetivo do Programa é proporcionar melhoria nas condições habitacionais das famílias, garantindo o abastecimento mesmo em períodos de interrupção no fornecimento de água.
Entre os critérios estabelecidos no Decreto Estadual nº 7.856/2017, para a famílias ser contemplada estão: residir no município de Campo Mourão, em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme Índice de Vulnerabilidade das Famílias – IVFPR e possuir renda familiar de até meio salário mínimo nacional por pessoa.
Poderão ainda ser priorizadas famílias em acompanhamento familiar pelas equipes da Secretaria de Assistência Social, em especial aquelas com gestantes e/ou crianças de 0 a 6 anos de idade. “A equipe da Secretaria está fazendo contato telefônico com essas famílias e realizará visitas domiciliares em conjunto com profissionais da área de engenharia e com técnico da Sanepar para verificar se é possível realizar a instalação da caixa d’água”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Calderan.
Caso seja possível são realizados os procedimentos relativos à documentação e a Sanepar fará a entrega das caixas d’água e kits de instalação ao município que fará o repasse às famílias selecionadas.
O Programa
Para participar do programa “Caixa D’Água Boa”, as famílias precisam atender cumulativamente aos seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água; possuir renda familiar de até meio salário mínimo nacional por pessoa; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa “Nossa Gente Paraná”.
Pelo projeto, a Sanepar disponibiliza uma caixa d’água e um kit de instalação para as famílias em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho oferece subsídio financeiro de R$ 1.000,00 (mil reais) para viabilizar a instalação do kit e também o treinamento de como instalar.