Com filas isoladas, no geral Campo Mourão tem início de eleição tranquila
Como era previsto pelo juiz titular da 183ª Zona Eleitoral, Cezar Ferrari, a Eleição Municipal em Campo Mourão, a eleição está sendo tranquila no município. Pelo menos nestas poucas mais de duas horas de votação não houve qualquer incidente. As pessoas mais idosas atenderam a recomendação da Justiça Eleitoral e compareceram em massa nas seções de votação. Além disso, recomendações de prevenção ao coronavírus (Covid-19), como uso de máscara de proteção pelos eleitores, disponibilização de álcool em gel, entre outras, estão sendo cumpridas.
Apenas algumas filas localizadas são registradas em alguns locais de votação, como no Colégio Paulo VI, no Lar Paraná, por exemplo. Algumas pessoas até desistiram de votar por lá agora de manhã. O aposentado Sebastião Aparecido Rufo, 62, é um dos que criticou a fila. “Está mal organizado. Cada seção deveria ter sua fila, mas aqui duas ou três seções as pessoas estão na mesma fila, gerando aglomeração”, reclamou. Ele desistiu de votar agora de manhã e disse que retornará após o almoço.
Um dos fiscais que acompanha o pleito no local, e preferiu não se identificar, informou que como muitos idosos têm preferência para votar até às 10 horas, e alguns têm dificuldades, o processo se torna mais lento. “É preciso um pouco mais de calma da população”, pediu ele.
A reportagem da TRIBUNA percorreu alguns locais de votação, como o Centro Universitário Integrado, SESC, Unidade Pólo, Escola Jardim Cidade Nova, Universidade Unespar; e Escola Paulo VI. Em todos estes locais, até o momento não ocorreu derramamento de santinho, com exceção a alguns poucos folhetinhos deixados no chão.
Em eleições anteriores, era praxe as ruas em frente dos locais de votação ficarem cobertas deste tipo de material gráfico político. Vale lembrar que o derrame de santinhos é crime eleitoral. O infrator pode ser preso e ainda pagar multa. Além de sujar a cidade, este tipo de conduta prejudica também o meio ambiente.